A Igreja Católica do Paraná, através da Regional Sul 2 da CNBB, tem acompanhado com atenção e preocupação a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) que tem afetado o mundo, o nosso país e já chegou ao Paraná.
Os bispos do Paraná, tem acompanhado as orientações do Governo do Estado, do Ministério da Saúde e das Autoridades Sanitárias, às quais acatamos integralmente, e a fim de orientar da melhor forma os fiéis quanto aos cuidados e a prevenção contra essa doença.
Diante das recomendações do Estado e em sintonia com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a presidência do Regional Sul 2 da CNBB, faz algumas recomendações para a Igreja Católica do Paraná:
1. Todos devem seguir as orientações práticas de sua Diocese, determinadas pelo bispo diocesano, segundo a realidade local de cada uma, como: missas, sacramentos, cultos, reuniões, catequese, encontros etc.
2. Orientamos aos padres que sejam cautelosos, e seguindo as orientações de prevenção, não deixem de atender aos fiéis no âmbito espiritual.
3. Suspender, por tempo indeterminado, todos os encontros e reuniões regionais de pastoral, movimento e organismo.
4. Pedimos que continuem a seguir, irrestritamente, as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.
"Inspirados pelo exemplo evangélico do Bom Samaritano, continuemos nosso caminho quaresmal, atentos a essa realidade que tem colocado o mundo em alerta, sentindo compaixão dos que sofrem e cuidando da vida. Rogamos a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do estado Paraná, a bênção e a proteção ao nosso povo".
Assinam a nota:
Dom Geremias Steinmetz
(Arcebispo de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB)
Dom José Antônio Peruzzo
(Arcebispo de Curitiba e Vice-Presidente do Regional Sul 2 da CNBB)
Dom Amilton Manoel da Silva
(Bispo Auxiliar de Curitiba e Secretário do Regional Sul 2 da CNBB)
Padre Valdecir Badzinski
(Secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB)