conecte-se conosco

Coluna do Guru

INSS amplia e simplifica prova de vida digital

Mais de cinco milhões de beneficiários poderão fazer o procedimento em apenas um aplicativo

Publicado

em

INSS amplia e simplifica prova de vida digital

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, inicia nova etapa e expansão da prova de vida por biometria facial, desde a terça-feira, 23. Nesta fase, que compõe o projeto-piloto iniciado no ano passado, 5,3 milhões de beneficiários de todo o País poderão realizar o procedimento sem sair de casa.

A grande novidade é a possibilidade de realizar a prova de vida usando apenas um aplicativo, o meu gov.br, e não mais dois aplicativos, incluindo o Meu INSS, como era antes. Desta forma, há simplificação dos processos, para que os beneficiários tenham maior facilidade para realizar a fé de vida por biometria facial. O Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.

prova de vida por biometria facial

PILOTO: Após esta nova etapa, que contemplará um número muito maior de cidadãos, e as melhorias necessárias em outras futuras fases, o INSS pretende implantar a prova de vida digital para a maioria dos beneficiários. A ideia é dar opções ao segurado, com mais agilidade e segurança no processo.

De acordo com os resultados obtidos, o INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, Serpro e Dataprev pretendem disponibilizar a prova de vida em ambos os aplicativos, Meu INSS e meu gov.br, para que o segurado escolha em qual deseja realizar o procedimento.

Com informações do INSS

Leia também: Curso de Inglês no Sesc Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress