conecte-se conosco

Coluna do Guru

Apresentação literária Maresia será realizada no Centro Paranaense Feminino de Cultura de Curitiba

Apresentação acontecerá na segunda-feira, 7, às 15h, no Centro Paranaense Feminino de Cultura, em Curitiba

Publicado

em

Foto: João Alexandre Macaggi Mayer

A exposição literária Maresia – mar e poesia é o primeiro produto cultural do Projeto Maresia, sobre as escritoras parnanguaras Júlia da Costa e Ada Macaggi, através de uma narrativa contemporânea acessível e inclusiva. Tem como pano de fundo a relação das poetisas com o mar, sua terra natal e os olhos de ver da poesia. Uma apresentação do projeto acontecerá na segunda-feira, 7, às 15h, no Centro Paranaense Feminino de Cultura, em Curitiba.

“Maresia é aquela névoa fina e úmida que às vezes paira sobre as cidades do litoral, flutuando ao longo da costa, faz parte de nossas vivências, de nossas memórias e identidade, podemos associá-la a saudade, sentimentos e acontecimentos. A palavra maresia, semanticamente sugere-nos a composição das palavras mar e poesia, é um substantivo feminino que tão bem nos representa. O projeto curatorial Maresia foi pensado como uma forma de ampliar os esforços das entidades culturais existentes na comunidade, em preservar a identidade e o patrimônio cultural da cidade de Paranaguá com enfoque na divulgação dos trabalhos de suas artistas”.

A curadoria do projeto cultural é de Audrey de Freitas Martins e conta com a participação da poetisa parnanguara Juciane Afonso e da artista plástica Lucy Reina Orquiza, orientador das pesquisas dr. José Maria Faria de Freitas e fotos de João Alexandre Macaggi Mayer. Parabéns pelo projeto que resgata e enaltece as escritoras parnanguaras. Todos estão convidados a prestigiar o evento!