Connect with us

Coluna do Guru

E-título está sendo utilizado por mais de 2 milhões de eleitores paranaenses

Versão digital do título de eleitor está disponível nas lojas de aplicativos

Publicado

em

Dados da Justiça Eleitoral atualizados na última semana mostram que mais de 2 milhões de eleitores paranaenses já baixaram o aplicativo e-Título.

Ao todo, dos cerca de oito milhões de eleitores do Estado, 2.109.121 obtiveram a versão digital do título eleitoral, que fornece informações sobre a situação cadastral, bem como sobre a zona, local e seção eleitoral.

No País, quase 34 milhões de pessoas possuem a ferramenta. O download gratuito do app está disponível para celulares ou tablets com o sistema operacional Android ou IOS.

Depois de baixar o aplicativo, basta inserir os dados pessoais. O e-Título permite também a emissão das Certidões de Quitação Eleitoral e de Crimes Eleitorais. Essas declarações são emitidas por meio do QR Code do aplicativo, possibilitando a leitura pelo próprio celular.

Caso o eleitor já tenha feito o cadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais, fotografia e assinatura) na Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada de foto, facilitando a sua identificação na hora do voto.

Contudo, se ainda não tiver feito o cadastro da biometria, a versão do e-Título será baixada sem fotografia. Nesse caso, o eleitor deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar perante o mesário para votar nas eleições.

Uma vantagem de baixar e utilizar o e-Título é que os dados eleitorais estarão sempre seguros e disponíveis, diminuindo o risco de extravio e danos ao título de eleitor.

Com informações do TRE-PR