A coordenadoria municipal de proteção e Defesa Civil de Paranaguá iniciou no domingo, 6, o recadastramento das famílias que vivem na comunidade rural de Floresta. A região que sempre teve a agricultura como principal atividade foi severamente castigada pelas chuvas do ano de 2011 e hoje continua sendo habitada por parte desses moradores. A tranquilidade trazida pelo afastamento do centro urbano contrasta com a preocupação que o Poder Público enfrenta para dar suporte a essas pessoas em virtude de possível desastre como a do ano de 2011.
A Defesa Civil de Paranaguá que é parte integrante da Secretaria Municipal de Segurança e vinculada à 8.ª coordenadoria regional de proteção e Defesa Civil realiza anualmente o recadastramento das famílias que moram na denominada "Floresta de Cima", pois a outra parte conhecida como "Floresta de Baixo" pertence ao município de Morretes.
O serviço acontece pela visita do agente de Defesa Civil a cada moradia para reunir o máximo de informações de cada família identificando idosos, gestantes, crianças, pessoas com limitações físicas ou mentais, entre outros que servirão para organização do emprego das equipes de socorro e recursos materiais caso haja necessidade de resgate ou remoção. A Prefeitura de Paranaguá, por meio do setor de Defesa Civil, realizou o cadastramento do ano de 2017 no início do mês de agosto e para este ano de 2018 já realiza a atualização no mês de maio. Cabe ressaltar que outras medidas preventivas são adotadas para esta e outros locais que requerem maior atenção.
DCP
Fotos: DCP