Tendo em vista as responsabilidades e obrigações que o MEI – Microempreendedor Individual deve apresentar anualmente está a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN – SIMEI). Também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, trata-se da apresentação do valor total de todas suas vendas de mercadorias e prestação de serviços sem deduzir nenhuma despesa, ou seja, faturamento bruto, relativos ao ano anterior.
Casos de atraso podem resultar em multas e penalidades e em situações em que o contribuinte não esteja em dia com as suas declarações, pode ter CNPJ suspenso por 95 dias.
"É importante que todo o microempreendedor individual faça a declaração anual para evitar penalidades e multas. A Sala do Empreendedor realiza este serviço de forma gratuita", ressalta o secretário do Trabalho, Brayan Roque.
A declaração pode ser feita de forma gratuita diretamente na Sala do Empreendedor de Paranaguá, localizada na rua José Gomes, 320, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais (Semtra). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Secom/PMP