Na última quarta-feira, 10, aconteceu no Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE/UFPR, mais uma reunião do núcleo de Interações Culturais e Humanísticas dos Bagrinhos – BagrICH, grupo formado por estudantes e acadêmicos da UFPR Litoral que residem em Paranaguá.
Sob a coordenação dos Professores Valdo Cavallet e Rodrigo Mengarelli, o grupo refletiu sobre o papel da identidade de Paranaguá através da História e Geografia, para formação de jovens e adultos com formação social e cidadã, além de acadêmica.
Na oportunidade, o advogado e orador do IHGP, Dr. Alessandro Pires Staniscia, apresentou um pouco da formação histórica e geográfica de Paranaguá, lembrando a biografia de nomes como Leôncio Correia, Brasílio Itiberê, Caetano Munhoz da Rocha, Bento Munhoz da Rocha Netto, Manoel Correia, além do patrimônio material de Paranaguá dos séculos XVII e XVIII, como por exemplo o próprio prédio do MAE e sua relevância em nossa história.
Ao final, em conjunto, professores e alunos, refletiram sobre a execução de políticas públicas atuais e meios de estabelecer novas propostas para o bem da comunidade, neste ano de debate eleitoral.