Meio milhão de usuários já estão cadastrados no sistema de alertas emergenciais via mensagens de celular da Defesa Civil Nacional. São moradores das 25 cidades de Santa Catarina e Paraná que participaram da fase inicial de efetivação do serviço, que foi testado durante seis meses e agora será ampliado para os estados da Região Sudeste. São Paulo, por exemplo, passa a receber mensagens de celular com alertas a partir da próxima quinta-feira (16).
Para as pessoas que se cadastram, os avisos são enviados aos telefones assim que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. O cadastro é gratuito e muito simples: ao receber a notificação "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse", o usuário só precisa digitar o CEP e enviar.
"Este é um serviço inédito, temos plena segurança de que ele vai ajudar a garantir às pessoas mais condições para evitar que sejam atingidas ou surpreendidas por desastres", ressalta Élcio Barbosa, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação MIN
Foto: Arnaldo Alves/Gov. PR