conecte-se conosco

Coluna do Guru

9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná celebra 45 Anos de Criação

A Polícia Militar do Paraná está presente no Litoral do Estado desde o Século XIX

Publicado

em

A Polícia Militar do Paraná está presente no Litoral do Estado desde o Século XIX, quando, logo após a sua criação, em 10 de agosto de 1854, enviou o seu primeiro contingente de segurança pública à região, constituído por treze Praças e um Alferes, que foram incumbidos de realizar o policiamento dos municípios de Paranaguá, Antonina e Morretes.

Em 1964, Paranaguá passou a contar com uma nova Unidade Policial Militar, o Corpo de Polícia Portuária, que tinha a missão de proteger os Portos do Paraná, e que teve como seu primeiro comandante, o então Capitão, Francisco Marques Vieira.

Treze anos mais tarde, em 19 de abril de 1977, o Corpo de Polícia Portuária (CPP) foi extinto, e o Litoral do Estado foi presenteado com a criação do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (9.º BPM), que foi instituído a partir do Decreto Estadual nº 3239, de 19 abril de 1977, e passou a ter como missão o policiamento dos sete municípios da região. 

A sua primeira instalação se localizava no quartel da Avenida Governador Manoel Ribas, hoje demolido, e em 1991, foi transferida para o atual endereço, localizado na Rua Domingos Peneda, ao lado do Aeroporto de Paranaguá. De lá para cá, passaram-se 45 anos de fundação, e o Batalhão do Litoral continua inovando e se atualizando.

Hoje, o 9.º BPM conta com 4 Companhias e 3 Pelotões Especializados, mantendo-se na vanguarda da Segurança Pública, promovendo ações ininterruptas de combate à criminalidade, e garantindo, dessa forma, a paz e a qualidade de vida dos moradores e turistas que vivem na região. Parabéns a todos os militares estaduais que fizeram parte dessa história. Parabéns, 9.º Batalhão de Polícia Militar.

Com informações do Setor de Comunicação da PMPR

Continuar lendo
Publicidade