Faz tempo que muitos almejam a ponte unindo Matinhos a Guaratuba, mas nada acontecia. No atual governo o grande impulso, licitação, liberações e a tão esperada obra começou, e pelo que tudo indica, será terminada antes do tempo previsto para alegria de todos que usualmente atravessam de ferry, impulsionando sem dúvida o crescimento e o turismo no litoral.
Em tempo de vistoria, quem esteve em visita técnica às obras da nova ponte, na manhã de quinta-feira, 16, foi o governador Orlando Pessuti, que ora é o Secretário de Estado do CODESUL, que investe no projeto.
O sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE), foi criado em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.
Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.
Aniversário
Estreando idade nova, Kátia (esposa do Capitão dos Portos Anderson Brito de Melo), reuniu um grupo de amigos na noite de 9 de janeiro, na Churrasqueira do Clube Olímpico, para comes e bebes deliciosos.
Aliás, o casal está se despedindo da cidade, pois breve acontece a passagem de comando da Capitania dos Portos.
Passagem de Comando
No próximo dia 21, às 10h na Capitania dos Portos do Paraná, a solenidade da passagem de Comando da Capitania dos Portos do Paraná, oportunidade em que o CMG Anderson Brito de Melo, passará o posto para o CMG Maurício Tinoco dos Santos Benvenuto.
A cerimônia será presidida pelo Comandante do 8.° Distrito Naval, baseado em São Paulo, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.
Momento Empresarial
Rhenne Hamoud, diretor da ACIAP e representante daquela entidade classista no Conselho de Defesa e Proteção do Patrimônio Histórico, participou de reunião presidida pelo secretário Ivan Lapoli, oportunidade em que foi apresentada a nova formatação da Secretaria de Cultura, que será segregada do turismo.
Ficará o patrimônio histórico com a cultura, e no encontro houve a apresentação das futuras políticas públicas que serão usadas naquela pasta.