Quem nasce na Ilha do Mel, como se chama?
Uma boa pergunta, para nós seria parnanguara mas para quem nasce e é criado lá, se considera um ilhéu, seria isto…
Assim surge hoje na coluna um “Parnanguara pelo Mundo histórias que conheço e que merecem ser contadas.
Como tudo começou…
Recém num cruzeiro, conheci atuando no setor ANIMADOR CRUISE STAFF, o Iago Rocha. Até aí nada demais, mas chamou atenção o seu jeito descontraído, sua facilidade de interação com o público, e mais ainda em saber que ele era daqui, melhor ainda dá Ilha do Mel, e claro aguçou o meu lado jornalista e fui atrás para conhecer a sua história de vida.

Filho de Zeneide Campos da Rocha e Odair Ribeiro, nasceu em 10/02/2020, foi criado na Ilha do Mel em Nova Brasília, estudou no Colégio Municipal de Nova Brasília e fez o Ensino Fundamental e médio no Lucy Requião de Mello e Silva também lá. Sua família mora na Ilha. O seu aprendizado foi mais longe e atualmente, além de um bom português, fala inglês, espanhol, italiano e básico de francês.
O trabalho e por que a Bordo…
Na ilha do Mel trabalhou no mercado Cair do Sol, mas inquieto e com o desejo de conhecer novos horizontes o fez querer se aventurar num navio, mais especificamente num turístico, começando a sua trajetória pós pandemia em 2022 com camareiro no navio Costa Fortuna.
Teve oportunidade de aplicar seus conhecimentos de Hk para outra posição, passando a ocupar a bordo o setor ANIMATOR CRUISE STAFF, onde está desde 2023, começando como animador C e hoje está como animador A, sendo que seu próximo degrau é ser assistente chefe de animação.
Se perguntar como chegou ao posto que ocupa vem clara a resposta “Cheguei no degrau que estou hoje, com muito muito esforço e estudo, nós momentos livres sempre estudando outros idiomas para poder me destacar dos outros animadores e ter mais oportunidades”.
Onde navega e seu esquema de trabalho…
Hoje está no Costa Diadema, na companhia que trabalha desde que iniciou seus serviços, e sobre tempo de serviço nos disse que “Seu contrato dura 6 meses, podendo ser estendido para até 7 meses ao total 210 dias e ficamos 2 meses de férias OBRIGATÓRIO pela companhia”*

Como já falado nos disse e “Eu quando saio do Navio vou direto para a Ilha do Mel, na minha casa, meu Porto Seguro, minha família, ali onde eu recarrego todas minhas energias.
O que pretende no futuro e o que faz para isto…
Nos passou “Eu pretendo ser um assistente cruise diretor, um caminho longo mas estou em busca disso na companhia”
“Eu estudo a todo momento, conhecimento nunca acaba e sempre nos enriquece e você sempre tem que estudar para chegar ao nível de fluência e sotaque do país por onde passa e eu particularmente busco.”

“Neste tempo a bordo já conheço 19 países, onde tive a oportunidade de desfrutar da culinária e cultura, o qual me deixa sempre encantado e me força a lembrar o quanto o nosso país é MARAVILHOSO E RICO DE TUDO”.
Perguntei sobre as rotas que faz pela Costa Cruzeiros…
O salário base a bordo por mês é bom e junto recebe bônus (seria antiética em citá-lo).
Segundo disse: “Eu posso mudar de navio conforme a necessidade da companhia, e já fiz Mediterrâneo, Grécia e Turquia além do Brasil. Eu já fiz a travessia de vinda ao Brasil e também a volta e neste contrato irei retornar para o norte da Europa com o navio Costa Diadema. Já fiz 6 travessias no Atlântico. Agora na volta ficarei 4 meses no Norte da Europa e no fim deste ciclo em Agosto, estarei de volta à minha Ilha do Mel.
É lógico que quero retornar ao trabalho em outubro.
Considerações finais…

“Minhas considerações sobre o trabalho, é que não uma vida fácil como muitos acham – nossa você trabalha viajando pelo mundo , mas só quem vive longe de quem ama, sabe o preço que se paga para viver um sonho, você tem que abdicar de outros prazeres e confortos que temos na vida, são os aniversários, festas, um abraço e até mesmo uma despedida indesejada que você perde e será sempre o filho que faz vídeo chamada, o irmão que mora longe e escreve sempre, o amigo que está torcendo e se preocupando de longe… Mas também você tem uma bagagem de experiência em muitos aspectos que a vida na sua bolha não te oferece, eu recomendo muito a vida a bordo… embora muitos não aguentam como é.”
“Sou Parnanguara, sou da Ilha do Mel.