conecte-se conosco

By Regina Lucia Corrêa

Comemorações da Marinha do Brasil

Um final de semana cheio, 1 a 2 de outubro, marcaram uma série de comemorações da Marinha, entre elas a presença do Navio-veleiro Cisne Branco em Paranaguá

Publicado

em

A Marinha do Brasil comemorou com vários eventos em Paranaguá dos dias 1 a 3 de outubro: os 200 anos da Independência ,  Aniversário do Farol das Conchas, Regata Oceânica, Aniversário da Capitania dos Portos do Paraná,  Visitação ao Cisne Branco, entre outros acontecimentos. 

Importante observar que o Navio Veleiro que esteve no Porto de Paranaguá dos dias 1 a 4 de outubro, faz esta viagem desde fevereiro de 2022, em comemoração aos “200 anos da Independência do Brasil”,  marcando presença em portos nacionais e internacionais. De acordo com a Marinha, o objetivo é desenvolver a mentalidade marítima brasileira e estreitar históricos laços de amizade entre os países visitados.

Presente na cidade acompanhando todos os momentos, esteve o Comandante do 8.° Distrito Naval (baseado em São Paulo), o Almirante Guilherme da Silva Costa, aqui sendo recepcionado pelo Capitão dos Portos do Paraná, Comandante de Mar-e- Guerra André Vasconcellos.

No sábado, na Ilha do Mel, a comemoração do aniversário de fundação do Farol das Conchas.

Bastante prestigiado, o evento contou com a participação de autoridades militares e ilustres Convidados.

Na foto vemos o Almirante Guilherme do 8° Distrito Naval, o presidente da SOAMAr Pr Marcelo Branco Motta, e o Capitão dos Portos CMG Vasconcellos.

No dia 2, o Navio-veleiro Cisne Branco teve visitação pública,recebendo na parte da tarde mais de 3.500 visitantes.

Pela manhã, houveram visitas guiadas para grupos de Escoteiros do Mar, familiares de militares e Soamarinos.

Na foto vemos os Soamarinos de Paranaguá Marcelo Branco Motta, Jorge Castro e está colunista acompanhados de familiares.

Segunda feira às 10 horas foi dia da comemoração alusiva aos  169 anos de criação da Capitania dos Portos do Paraná, reunindo militares das três armas, autoridades e convidados.

Ao final da solenidade vemos na foto o chefe dos Escoteiros do Mar de Antonina; o presidente da SOAMAR/CWB José Lúcio Glomb;  da SOAMAR/PR os diretores João Hélio Frumento e está colunista; Ana e o Almirante Guilherme da Silva Costa, Comandante do 8° Distrito Naval; o presidente da SOAMAR/PR Marcelo Branco Motta, e seus diretores Fernando Caldas e Argyris Ikonomou; e o Capitão dos Portos do Pr CMG André Vasconcellos.

No dia do seu aniversário, a Capitania dos Portos do Paraná recebeu um belo presente do empresário Naideron (primeiro à esquerda na foto) da Passaúna Composites, empresa esta sediada em Curitiba, uma bela canoa da série Mirage (estilo Canoa Havaiana). Ao seu lado vemos o Almirante Guilherme (Cmte do 8.° Distrito Naval), seu representante Alex Salex e o Capitão dos Portos do PR CMG Vasconcellos

E encerrando o ciclo de eventos da Marinha em Paranaguá, na noite de segunda-feira aconteceu coquetel a bordo no Navio-Veleiro Cisne Branco, reunindo Autoridades, Soamarinos e Convidados da  Comunidade Marítima.

Na foto vemos no salão principal do veleiro o CMG Vasconcellos e Ana, Antonio Saad Gebran, o Comandante do Veleiro (e anfitrião) CMG Sérgio Tadeu, Jacqueline Guimbala, Ana e o Almirante Guilherme.

Encerrando esta série de notas, o início da navegação do Navio-Veleiro Cisne Branco, oportunidade onde vemos o Comandante Sérgio Tadeu tendo ao lado Marcelo Branco Mota (SOAMAR/PR).

Aliás, a bordo do Veleiro seguiram em viagem para Santos representantes das Soamares Curitiba , Santos e São Paulo, e velejadores especialmente convidados para este momento.

Publicidade






Em alta