Connect with us

ADI Paraná

Vice-líder

O governador Ratinho Júnior escolheu o deputado Cobra Repórter (PSD) como novo vice-líder do governo na Assembleia

Publicado

em

Foro privilegiado

O governador Ratinho Júnior escolheu o deputado Cobra Repórter (PSD) como novo vice-líder do governo na Assembleia Legislativa no lugar do deputado Tiago Amaral (PSB) que decidiu disputar a prefeitura de Londrina nas eleições municipais de 15 e 29 de novembro. Além do deputado Cobra Repórter, o deputado Hussein Bakri (PSD) é o líder governo e o deputado Adriano José (PV), também vice-líder.

Sem dinheiro

Os pré-candidatos a prefeito já reclamam da falta de dinheiro. Em Curitiba, um pré-candidato adianta se o partido não enviar recursos suficientes não vai disputar a prefeitura. Outro pensa em desistir porque avalia que vai receber qualquer recurso do fundo eleitoral. Os partidos devem priorizar os candidatos da base eleitoral dos deputados federais.

Desistiu
O deputado Goura (PDT) desistiu da pré-candidatura a prefeito de Curitiba e anunciou os deputados Gustavo Fruet e Marcio Pacheco como candidatos do PDT nas disputas das prefeituras da capital paranaense e de Cascavel, respectivamente.


Crimes virtuais

O Senado analisa projeto de que estabelece o agravamento da pena quando o crime de estelionato e fraude no comércio forem praticados na internet. Atualmente a pena para quem pratica golpes para obter vantagens é de um a cinco anos de reclusão e multa, com a proposta de mudança no Código Penal, a pena seria aumentada em dois terços para quem cometer crimes em meios virtuais. Levantamento da empresa de segurança da informação Unysis, em 2019, mostrou que 85% dos brasileiros foram vítimas de crimes virtuais ou conhecem alguém que foi.

E-book
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou um e-book com recomendações e orientações aos pré-candidatos a prefeito e vereador que podem disputar as eleições de novembro. Como ainda há muitas dúvidas, desde os cuidados na pré-campanha, até a alteração do calendário eleitoral, o e-book responde a perguntas sobre o processo eleitoral. “É um material de apoio, que contém informações detalhadas e simplificadas sobre as eleições de 15 de novembro. Traz orientações e as principais regras a serem seguidas”.

Prorrogado

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) prorrogou vencimento de impostos municipais – IPTU, ISSQN, entre outros, de Foz do Iguaçu. São duas prorrogações distintas, dependendo do mês de vencimento do tributo – aqueles que vencem nos meses de março, abril, maio e junho, poderão ser quitados até o dia 20 de novembro, e os impostos com vencimentos nos meses de julho, agosto, setembro e outubro ficam prorrogados para 21 de dezembro. 


Mesário voluntário

O eleitor interessado em atuar como mesário voluntário nas eleições já pode se inscrever.  O mesário não é remunerado, recebe auxílio-alimentação no 1.º turno e, se houver, no 2.º turno das eleições, e tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados; e preferência no desempate em concursos públicos.

Destino turístico

De acordo com o IBGE, o Paraná foi em 2019, um dos principais destinos das viagens nacionais, ficando em sexto lugar. O estudo do instituto, que analisou 20,6 milhões de viagens pelo país, identificou que o estado, em 1,16 milhões dos casos (5,65% do total) o destino principal dos viajantes. 

Desafio eleitoral

O presidente do TRE, Tito Campos de Paula, admite que o órgão vive uma situação nova, que obriga a instituição a se reinventar e se adaptar a uma realidade jamais vista no Brasil – uma pandemia que já matou mais de 100 mil pessoas. Além da suspensão do uso da biometria para a identificação dos eleitores já determinada, outras medidas como como a organização de filas com distanciamento de pelo menos um metro e meio entre os eleitores, e a distribuição de máscaras, luvas e álcool gel para os mesários, serão adotadas. 

Avaliação positiva

O crescimento da avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro e a queda brusca no número dos que o rejeitam acontecem a apenas 90 dias das eleições municipais deste ano. As pesquisas indicam que, com prestígio em alta durante a campanha, Bolsonaro deve favorecer um desempenho histórico dos seus aliados.


Infodemia
O deputado Luciano Ducci (PSB-PR) voltou a alertar sobre a propagação de notícias falsas de medicamentos milagrosos ou sem eficácia comprovada no tratamento da covid-19 e que se multiplicam nas redes sociais. “O impacto representa um problema sério para a integridade e a vida das pessoas. A covid não é uma gripezinha como se chegou a supor, já matou mais de 100 mil pessoas”, disse.

Volta à normalidade

Em meio a melhora números da pandemia em algumas regiões, turistas e empresários do ramo voltaram a sonhar e acreditam na volta à normalidade. Pesquisa do FOHB mostra que, em agosto, 58,1% dos 872 hotéis consultados pela entidade vão reabrir, um índice que deve chegar a 85% até dezembro. Grandes operadoras de turismo já registram aumento no interesse e consultas sobre condições de viagem para embarques entre novembro deste ano e fevereiro de 2021.


Mulheres
Segundo o TSE, a maioria do eleitorado é formada por mulheres, que representam 52,49% do total, somando 77.649.569 eleitoras. Com predominância feminina, em tese, as candidatas teriam mais chances, mas não é bem assim. Elas continuam com aversão à política.

Pré-candidatos
Há um mês das convenções, Foz do Iguaçu já tem 14 pretendentes ao cargo de prefeito. Entre os pretendentes aparecem: Bibiana Orsi (PP), Chico Brasileiro (PSD), Paulo Angeli (PSC), Paulo Mac Donald (Podemos) e Tatiana Fruet (Pros). Os nomes serão confirmados somente em convenções, a serem realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro. 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.