conecte-se conosco

ADI Paraná

Turismo e desenvolvimento

Publicado

em

O deputado estadual e primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, comemorou a procura pelo litoral paranaense. ” O litoral está consolidado como um polo turístico e de desenvolvimento sustentável. Vivenciamos um verão sem precedentes, com avanços significativos em infraestrutura e entretenimento. A nova infraestrutura está transformando a face do litoral paranaense e estabelecendo recordes de visitação”, ressaltou.

Volume histórico

Com US$ 1,82 bilhão em receitas obtidas com vendas para o mercado internacional em janeiro, o Paraná registrou em 2024 o maior volume de exportações do primeiro mês do ano na história. O resultado é 29,2% superior ao atingido em janeiro de 2023, que havia sido a melhor marca da série histórica para o período.

“Se toca, assédio não é folia”

A campanha do Governo do Estado que incentiva a denúncia de casos de assédio durante as festas de Carnaval já conta com a adesão de 41 municípios. De 10 a 14 de fevereiro, as prefeituras vão distribuir materiais com tom educativo, além de fazer a divulgação virtual orientando os foliões com os canais para denúncias. Com o mote “Se toca, assédio não é folia”, a veiculação acontecerá por meio de cartazes, adesivos e leques, além de material para as redes sociais.

Carnaval na capital

O carnaval em Curitiba começou na quinta-feira (8) e vai até a próxima terça-feira (13). O tradicional desfiles das escolas de samba será sábado (10/2) e a 15ª edição da Zombie Walk acontecerá no domingo (11/2). A cidade é conhecida pela variada programação durante o período de carnaval, abrangendo opções para todos os gostos. Toda a programação está disponível no site da prefeitura.

Mais cuidado

Os Procons Municipais do Paraná e a Febraban estão divulgando dicas para o consumidor se proteger no Carnaval. “A educação e a prevenção são fundamentais para evitar que o consumidor caia em golpes, especialmente envolvendo cartões de crédito e aplicativos de celulares”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. O consumidor lesado deve fazer contato com seu banco imediatamente, registrar Boletim de Ocorrência e formalizar uma reclamação nos canais de atendimento do Procon-PR.

Segurança

A Polícia Militar do Paraná iniciou a Operação Carnaval, que segue até quarta-feira (14) à meia-noite. A ação intensifica abordagens e fiscalização, principalmente em casos de excesso de velocidade e embriaguez ao volante, em todos os 54 Postos Rodoviários. Os acessos do Litoral do Paraná também terão reforço no policiamento, considerando os eventos e shows neste período festivo.

Prazo prorrogado

A Assembleia Legislativa do Paraná prorrogou para o dia 15 de fevereiro a data de encerramento para inscrição ao concurso público promovido pelo Poder Legislativo. As inscrições poderão ser realizadas até às 16 horas de quinta-feira (15). Os candidatos poderão conferir o edital e realizar inscrições por meio do site da Fundação Getúlio Vargas.

Inadimplência

O levantamento extraído da base de dados do SPC Brasil/Faciap revela que o número de paranaenses com contas em atraso diminuiu 1,18% em janeiro de 2024, em comparação com janeiro de 2023. A inadimplência dos paranaenses é mais expressiva no setor bancário, correspondendo a 57,64% do total. Em seguida, vem o comércio, com uma inadimplência de 15,36%.

Justiça esportiva

A Assembleia Legislativa do Paraná promulgou a Lei nº 21.871/2024, que determina a igualdade do valor de premiações a homens e mulheres em competições esportivas apoiadas pelo Governo do Estado. De acordo com pesquisa da BBC News, a premiação para mulheres é menor em 30% das modalidades esportivas, como por exemplo, nos jogos de tênis e futebol, onde os homens ganham premiações muito superiores às das mulheres.

Energia renovável

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a prefeitura de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, assinaram um termo de financiamento para projetos de energias renováveis no valor de R$ 19 milhões. Os investimentos vão contemplar inicialmente instalações de placas solares em diversos prédios públicos, permitindo abatimento na conta de luz.

Apreensão

A Receita Federal apreendeu 415 quilos de cocaína escondidos em uma carga de compensados de madeira no Porto de Paranaguá, no Paraná. Segundo a Receita Federal, a droga foi detectada com o auxílio de escâneres e com a utilização de um cão farejador. A apreensão desta quinta é a maior feita no Porto de Paranaguá desde uma realizada em setembro de 2023, que recolheu mais de uma tonelada de cocaína.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

plugins premium WordPress