O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), comemorou o novo ranking divulgado esta semana do Startup Ecosystem Index Report 2023. “Estamos entre as melhores cidades do mundo para startups.Maringá está entre as mil localidades globais com melhor ambiente para a implantação e desenvolvimento de empresas inovadoras”.
Cidade inovadora
“No início do mês, foi sancionada a lei municipal que cria o Programa Sandbox Maringá, que institui o funcionamento de ambientes experimentais para testes de inovação científica, tecnológica e empreendedora. Dessa forma, as empresas poderão realizar testes de novas soluções inovadoras de forma isolada e em ambiente seguro”, disse Ulisses Maia.
Turismo e meio ambiente
O “1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente – mercado atual, desafios e oportunidades”, começou nesta quarta (31) e vai até sexta-feira (2) em Foz do Iguaçu. Inédito no Brasil, o evento acontece com programação paralela à 18ª edição do Festival das Cataratas. O encontro vai tratar de temas referente à sustentabilidade, natureza, turismo e empreendedorismo
Destino do mundo
O evento termina na sexta-feira com uma visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu guiada pela equipe da concessionária Urbia Cataratas. Considerado um Patrimônio Mundial Natural declarado pela Unesco e tendo as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, o parque é um exemplo de gestão compartilhada bem-sucedida. O complexo recebe cerca de 2 milhões de visitantes ao ano e figura entre os pontos turísticos mais procurados do Brasil.
Comando do Progressistas
O deputado federal Marco Brasil assumiu no domingo (28) o comando do Progressistas de Londrina. O evento reuniu lideranças estaduais e municipais da legenda. Marco Aurélio Ribeiro, o Marco Brasil, tem uma carreira artística de quase 30 anos como locutor de rodeio. Em 2018, Marco Brasil foi candidato a deputado federal, sendo votado em quase todas as cidades do Paraná. Em 2023, como suplente, assumiu a vaga na Câmara dos Deputados deixada pelo secretário de estado de Comércio e Indústria, Ricardo Barros.
Prestação de contas
Em Audiência Pública na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado da Fazenda (SEFA), Renê Garcia Júnior, aponta números “preocupantes”, na sua avaliação. “Mesmo com impactos fiscais, o Paraná tem mantido as contas em dia e a capacidade de pagamento”. Renê explica que a arrecadação tem caído muito. Só em combustíveis, energia elétrica e comunicação o Paraná perdeu R$ 2,8 bilhões em quatro meses, em função da Lei Complementar 194/2022. As despesas também aumentaram muito, cerca de 17%.
Próximos meses
“A safra recorde no Paraná deve levar a agropecuária a ser o motor crescimento no ano, com 46,85 milhões de toneladas. Ainda assim, as perspectivas são de um avanço tímido do PIB nacional em 2023”, afirma Renê Garcia Júnior. As perspectivas econômicas indicam que o PIB de 2023 teve crescimento revisado para cima, enquanto a previsão para 2024 teve revisão para baixo.
Caderno da Reciclagem
O PTI – Parque Tecnológico da Itaipu Binacional apresentou no 6° Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos – Conresol o novo Caderno da Reciclagem, importante documento de análise sobre as ações das cidades paranaenses no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. O Município de Cascavel ficou em primeiro lugar entre os municípios do Oeste, no valor global para reciclagem de papel, plástico e vidro, seguido pelos Municípios de Marechal Cândido Rondon e Itaipulândia.
Pista interditada
Após as chuvas registradas nos últimos dias na Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) decidiu interditar preventivamente e temporariamente a rodovia nesta quarta-feira (31). A previsão de reabertura é nesta quinta-feira (1º) às 9 horas.
Internet nas escolas
Projeto que garante a instalação de internet em escolas públicas pelas prestadoras de serviços de telecomunicação, do senador Flávio Arns (PSB-PR), foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. A proposta segue agora para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O PL permite que os valores investidos nas escolas sejam compensados com a redução da contribuição devida ao FUST.
Audiência pública
Audiência pública marcada para esta quinta-feira (01) vai discutir com toda a sociedade de Francisco Beltrão a privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O evento, organizado pela Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas, está marcado para às 18 horas na Associação dos funcionários da Copel. O objetivo é ouvir representantes da sociedade civil organizada e também copelianas e copelianos.
Marco temporal
A Câmara aprovou o projeto sobre o marco temporal, que limita a demarcação de terras indígenas. Foram 283 votos a favor e 155 contra. A proposta agora segue para o Senado. Segundo o texto, a demarcação de terras será restrita àquelas já tradicionalmente ocupadas em 1988, ano da promulgação da Constituição. Após essa data, as áreas não poderão ser demarcadas. Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas afirmou que a proposta representa um ‘genocídio legislado’.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.