ADI Paraná

Sondagem eleitoral

Levantamento mostra ainda 21,4% que não escolheram nenhum nome

4lzh 4aw

Sondagem realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta Alexandre Curi (PSD), presidente da Alep, como favorito na corrida ao Palácio Iguaçu em 2026, com 38,2% das intenções de voto. Guto Silva (PSD) aparece em segundo, com 11%, seguido por Darci Piana (8,8%) e Norberto Ortigara (3,4%). O levantamento mostra ainda 21,4% que não escolheram nenhum nome e 17,2% indecisos, sinalizando que o cenário segue aberto.

Produção no Paraná

A Audi do Brasil anunciou que a nova geração do Q3 será produzida em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2026, incluindo a versão Sportback. A planta paranaense já foi responsável por modelos como o Golf e o A3 e, desde 2016, fábrica o Q3, com o Sportback adicionado em 2022. Segundo a marca, a unidade é estratégica na América do Sul é pioneira em tecnologias como a tração Quattro e a transmissão Tiptronic de oito marchas.

Mercado de carbono

Está em pauta na Câmara o projeto que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. Segundo o relator, deputado Aliel Machado (PV), o país detém 15% da capacidade mundial de créditos, mas utiliza apenas 1%. Para ele, a proposta dará segurança jurídica e previsibilidade, além de colocar o Brasil como referência global na transição energética.

Paraná avança

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei 455/2024, da deputada Maria Victória (PP), que cria incentivos e diretrizes para reduzir emissões e modernizar a indústria paranaense. A proposta segue para sanção do governador Ratinho Junior. O texto prevê estímulo ao uso de energias renováveis, eficiência energética e economia circular. Com a medida, o Paraná se torna pioneiro em política estruturada de descarbonização industrial no Brasil.

Paraná em destaque na inovação

O Paraná alcançou a 3ª posição no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), divulgado pelo INPI, com nota 0,413, acima da média nacional de 0,296. O Estado superou o Rio de Janeiro e consolidou-se entre os mais inovadores do País, atrás apenas de São Paulo (0,872) e Santa Catarina (0,449). A evolução reflete o avanço contínuo do Paraná em pesquisa, tecnologia e desenvolvimento nos últimos anos.

Redução do IPVA

O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que reduz em 45% a alíquota do IPVA, passando de 3,5% para 1,9% já a partir de janeiro de 2026. A medida, que tornará o imposto mais barato do Brasil, beneficiará cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos e representa um alívio financeiro direto às famílias, ampliando o consumo e estimulando a atividade econômica em todo o Estado.

Redução do IPVA II

O governador Ratinho Júnior afirmou que a redução de 45% no IPVA é resultado da solidez econômica do Paraná e das medidas de corte na máquina pública. “É mais uma medida dentro do nosso compromisso com a redução de impostos e mordomias. Investimos mais, organizamos as contas e agora podemos anunciar esse grande benefício que vai alcançar milhões de paranaenses”, destacou.

Economia

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a proposta de reduzir o valor do IPVA vai muito além da economia para os motoristas: significa estímulo direto à economia nos 399 municípios. “É dinheiro no bolso que impulsiona o consumo e movimenta a economia como um todo”, ressaltou. Ele lembrou que a experiência positiva com a isenção para motocicletas mostrou que é possível ampliar a qualidade de vida sem reduzir a arrecadação do Estado.

Soja no Paraná

O Deral estima que a safra 2025/26 de soja no Paraná alcance 5,8 milhões de hectares, 1% acima da anterior, com produção prevista de 22 milhões de toneladas. O resultado não deve ser recorde, já que em 2022/23 o Estado colheu 22,3 milhões de toneladas. A produtividade esperada é de 3,8 t/ha, dependendo do clima. O milho da primeira safra deve crescer 12%, para 315 mil hectares.

Crescimento econômico

O Paraná liderou o crescimento econômico do País no primeiro semestre de 2025, com avanço de 6,1% nas atividades produtivas, praticamente o dobro da média nacional (3,2%), segundo o Banco Central e o Ipardes. O resultado foi puxado pelo dinamismo da indústria, agropecuária, comércio e serviços. Santa Catarina (6,05%), Pará (5,63%) e Goiás (5,39%) também tiveram forte desempenho, enquanto Pernambuco registrou queda de -0,26%.

Desestatização da Celepar

O Governo do Estado realiza nesta quarta-feira (3) audiência pública virtual para discutir a desestatização da Celepar, às 15h, com inscrições para manifestações abertas a partir das 14h. A transmissão será feita pelo canal do YouTube: Audiência Pública Celepar. A medida, baseada na Lei 22.188/2024, busca modernizar os serviços digitais, reduzir custos e ampliar o uso de tecnologias como inteligência artificial, gerando economia aos cofres públicos.

Transferências

Entre janeiro e agosto de 2025, o Governo do Paraná repassou mais de R$ 10,2 bilhões às prefeituras, um crescimento nominal de 84% em sete anos e aumento real de 27%. Os recursos, oriundos de impostos como ICMS e IPVA, podem ser aplicados em áreas essenciais como saúde, educação e segurança. No período, 144 cidades tiveram alta superior a 100% nos repasses, reflexo do fortalecimento da economia paranaense.

Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.


Sondagem eleitoralAvatar de ADI Paraná

ADI Paraná

Sondagem eleitoral

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar