conecte-se conosco

ADI Paraná

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada de 2024 (Sisu) vai ofertar no total quase 265 mil vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa

Publicado

em

O Sistema de Seleção Unificada de 2024 (Sisu) vai ofertar no total quase 265 mil vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. No Paraná estarão disponíveis 9.245  vagas no processo de 2024. As inscrições vão de 22 a 25 de janeiro, são gratuitas e devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  

Sisu II

O Ministério da Educação (MEC) já disponibilizou a lista com o número de vagas nas 127 instituições de educação superior participantes do programa. A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição por ano. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota do Enem.

Mesário voluntário

Estão abertas as inscrições para mesários voluntários no Paraná. Interessados podem se inscrever pelo site do TRE ou pelo aplicativo e-Título. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos. Entre outras vantagens, os mesários voluntários têm direito a dispensa do serviço pelo dobro de dias que trabalhou para a Justiça Eleitoral e, se previsto em edital, vale como critério de desempate em concursos públicos.

Melhorando

Levantamento de custos de produção realizado pelo Sistema Faep/Senar-PR aponta que a avicultura e a suinocultura fecharam o ano de 2023 com uma situação melhor do que nos últimos anos. Em entrevista ao Campo & Cia, a técnica da FAEP, Nicolle Wilsek, comenta sobre os números reunidos levando em consideração as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) nas cadeias de frango e de suínos.

Taça das Favelas

O Paraná conquistou no sábado (13) o título de campeão nacional da Taça das Favelas na categoria masculino. O time paranaense venceu na final a equipe do Espírito Santo por 2 a 1. O Rio de Janeiro levou o feminino. A competição foi no Estádio Canindé, em São Paulo.

Indústria paranaense

O crescimento de 5,4% na indústria paranaense em novembro de 2023, o melhor resultado do País, fez com que o Paraná conquistasse o maior nível da produção industrial desde janeiro de 2012. O Estado chegou ao índice de 113.82591 no mês.

Há vagas!

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.142 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade de seu município.  

Menor Preço

Aplicativo Menor Preço facilita a vida dos consumidores dos 399 municípios na hora de encontrar os estabelecimentos com os produtos mais em conta. O aplicativo é vinculado ao Nota Paraná e tem como bases preços constantes nas notas fiscais emitidas pelo comércio. É possível identificar uma diferença de até 90% nos preços de alguns materiais entre os estabelecimentos.

Tribunais de Contas

O STF reafirmou entendimento de que Tribunais de Contas podem impor condenação administrativa a governadores e prefeitos quando identificada sua responsabilidade pessoal em irregularidades no cumprimento de convênios de repasse de verbas entre estados e municípios. De acordo com a decisão, o ato não precisa ser julgado ou aprovado posteriormente pelo Legislativo.

Dengue

A vacinação contra a dengue no país, prevista para começar em fevereiro, será norteada por uma reunião técnica entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Takeda, que vai produzir a vacina “Qdenga”. O ministério anunciou a incorporação da Qdenga no SUS no final de dezembro, tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.

Eleições de 2026

Inelegível após condenações no Tribunal Superior Eleitoral, Jair Bolsonaro já tem articulado sua estratégia pensando nas eleições de 2026. Repetindo o que fez Lula em 2018, o ex-presidente quer ser candidato no pleito daqui a dois anos, o que esticaria a corda da polarização e da tensão institucional. A principal frente para recuperar o direito eletivo até agora é a da Justiça – e ele já recorre ao STF de uma das decisões do TSE, a do caso em que foi punido por usar a estrutura do Planalto para uma reunião na qual atacou as urnas eletrônicas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress