ADI Paraná

Retirado da pauta

A Assembleia Legislativa retirou por 10 sessões o projeto de lei do Tribunal de Justiça que trata das custas cobradas nos cartórios

Foro privilegiado

Foro privilegiado

A Assembleia Legislativa retirou por 10 sessões o projeto de lei do Tribunal de Justiça que trata das custas cobradas nos cartórios. Será formada uma comissão de deputados e representantes da OAB e da Associação dos Notários e Registradores para dirimir divergências em torno da proposta e buscar um consenso em relação ao texto. “O momento que o Brasil enfrenta hoje é duro sob vários aspectos, inclusive do ponto de vista econômico. Todas as famílias – em maior ou menor intensidade – tiveram as finanças afetadas, num cenário que ainda vai levar um tempo para se normalizar”, disse o deputado Hussein Bakri (PSD) sobre a retirada do projeto da pauta de votações. 


Responsabilidade

“Por isso, com muita responsabilidade, a Assembleia retirou de pauta o projeto das custas dos cartórios. Faremos uma discussão ampla com OAB e Anoreg, sempre com transparência e na busca de consenso em prol dos mais de 11 milhões de paranaenses. Esse é o nosso papel enquanto representantes legitimamente eleitos pela população”, completou o líder do Governo no legislativo.


Passaporte Sanitário

O secretário de Indústria e Comércio de Ciudad del Este, Iván Airaldi, adiantou a preparação de um protocolo específico para a “reabertura inteligente” da Ponte da Amizade. Segundo ele, os comerciantes da cidade paraguaia propõem como alternativa um passaporte sanitário para a travessia de pessoas. Com circulação em número restrito e testes periódicos de Covid-19 em ambos os lados da ponte, de forma rápida.


Vítima

O vereador de Campo Mourão, Edson Battilani (CDN), é mais uma vítima fatal da covid-19. Batilani positivou para o Coronavírus em 19 de agosto e estava internado no Hospital do Paraná em Maringá. Ele vinha se recuperando bem em casa, mas voltou a sentir febre, e foi internado no dia 25, transferido posteriormente à UTI devido ao agravamento da doença não resistiu.


Mulheres na política

Luciane Freitas e Samantha Reimão, ambas do MDB, são pré-candidatas a prefeita e vice de Japira. Samantha é professora e Luciane, enfermeira, e afirmam que a educação e saúde serão prioridades na campanha, bem como o esporte e a geração de empregos.”Sabemos que dificilmente teremos grandes empresas por conta da falta de infraestrutura, mas é possível incentivar micros e pequenas com a geração de emprego e renda”, assinala Samantha.


Sedex Social

Projeto de lei do deputado Aroldo Martins (Republicanos) estabelece tarifas e preços reduzidos para o envio de objetos postais a pessoas presas em qualquer parte do território nacional. Segundo ele, devido aos altos valores para enviar um sedex, as pessoas se deslocam até a unidade penitenciária. “Sugerimos a criação de um ‘Sedex Social’, com características assistenciais e de atendimento ao público específico. 

Convenção do PP

O PP de Curitiba realiza convenção no dia 16 de setembro, no Palácio Garibaldi.  A convenção confirmará os candidatos a prefeito, vice-prefeito e também os vereadores da legenda que terá chapa completa. O encontro será transmitido pelas redes sociais do partido.

Apoio a Francischini

Já o PSDB de Curitiba faz convenção hoje, a partir das 19h, e vai definir a chapa de 30 candidatos a vereador e oficializar o apoio a pré-candidatura do deputado Delegado Francischini (PSL) a prefeito.

Vacinação em massa

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) afirmou que a previsão é começar a vacinar a população contra covid-19 em janeiro.  “A gente está fazendo os contatos com quem fabrica a vacina e a previsão é que chegue em janeiro e daí a gente comece a vacinar todo mundo”, disse.


Apoio a Pauliki

A presidente do Patriota de Ponta Grossa, Keyla Sanson, deve abrir mão da pré-candidatura à prefeitura e declarar apoio ao pré-candidato do SD, Márcio Pauliki.  A decisão em consenso deverá ser formalizada na sexta-feira,11,em convenção.


Carta aberta

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) fez um apelo em carta aberta ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) contra a PEC que pode permitir a reeleição do chefe do comando da Câmara Alta. “A democracia é linda e sua beleza maior está na alternância do poder”. 


Só assim

Oriovisto Guimarães disse que poderá ser favorável à proposta se Alcolumbre consiga entregar “três felicidades ao povo brasileiro”. A PEC da reeleição só passaria a valer na próxima legislatura sem beneficiar os atuais presidentes; a votação da PEC da prisão após condenação em segunda instância e o compromisso do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de votar o fim do foro privilegiado.


Apoio ao turismo

Projeto de lei do deputado Vermelho (PSD) cria o programa de apoio emergencial ao turismo, que pretende pode dispor ainda este ano R$ 2,5 bilhões aos municípios turísticos, empresas e pessoas físicas que atuam no setor. O texto tramita na Câmara dos Deputados. 

Validade
Seguiu para sanção do governador Ratinho Junior o projeto de lei dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Hussein Bakri (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos) que suspende os prazos de validade dos concursos públicos já homologados durante o período de vigência de calamidade pública, em decorrência da pandemia do Coronavírus.”Esse prazo de validade voltará a ser contado apenas a partir do término do período de calamidade pública, prevista para o dia 31 de dezembro deste ano”, esclarece Romanelli.

 
Protocolo

O TSE lançou o plano de segurança sanitária para as eleições municipais de novembro com um protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários. “Estamos tomando todas as precauções possíveis e razoáveis na convicção de que minimizaremos o risco de contaminação de quem quer que seja. Segurança absoluta só se não tiver eleição e ninguém sair na rua”, afirmou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. O uso obrigatório de máscara está no protocolo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. 

Saiba mais em www.adipr.com.br

Você também poderá gostar

Retirado da pauta

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.