O deputado Ricardo Barros (PP) agradeceu ao ministro Eduardo Pazuello (Saúde) por atender Maringá. “Recebemos a notícia de que conseguimos junto ao Ministério da Saúde, 10 respiradores e 10 ventiladores para o Hospital Municipal, dando um importante suporte no atendimento de casos da covid-19. Atendendo o pedido do prefeito Ulisses Maia (PSD) em prol da saúde dos maringaenses”.
UTI
O secretário Beto Preto (Saúde) e os prefeitos da Amop debaterem a evolução dos casos de covid-19 nas cidades da região da região oeste. Os prefeitos defendem a necessidade de investimentos emergenciais, como a abertura de novos leitos de UTI, enfermarias e aquisição de respiradores, medicamentos gerais e outros equipamentos. Beto Preto confirmou que “está sendo ampliado os investimentos, e nos próximos dias disponibilizado dez novos leitos no Hospital Universitário do Oeste. Outros leitos da rede privada estão sendo negociados, o que deve ampliar significativamente a oferta”.
Fundepar
O engenheiro Alessandro Oliveira assumiu a presidência da Fundepar e reforçou o compromisso de oferecer condições adequadas de infraestrutura para as mais de 2,1 mil escolas estaduais e, assim, contribuir com a qualidade de ensino. Alessandro objetiva implantar modelos de gestão que tragam mais rapidez, eficiência e transparência nas ações promovidas pelo instituto. A proposta é agregar ainda mais qualidade no atendimento da execução das obras escolares e mais serviços
Tarifas de pedágio
O Paraná se prepara para uma nova rodada de concessões de estradas às empresas privadas. A licitação abrangerá cerca de 3,8 mil quilômetros, divididos em oito lotes. Relator da lei federal na Câmara dos Deputados, Sérgio Souza (MDB) lembrou que o processo em curso não pode repetir os erros do passado e autorizar a outorga nas novas contratações. “O paranaense já pagou pelas rodovias e não consegue mais conviver com pedágios tão caros. Para nós, só é possível a menor tarifa com maior investimento”.
Apae
O deputado Luciano Ducci (PSB) destinou R$ 200 mil em recursos para Apae de Curitiba e Pequeno Cotolengo. “Em tempos difíceis como os que vivemos, o trabalho assistencial destas instituições é fundamental para as famílias atendidas e não pode ser interrompido.” O recurso será utilizado em melhorias e no reforço para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos por essas instituições.
Agora é lei!
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Alexandre Curi (PSB) que trata da obrigatoriedade de instalação de dispensers de parede com produto de higienização nos banheiros de uso coletivo. O projeto seguiu para sanção do governador Ratinho Júnior.
Regra de transição
O deputado Tiago Amaral (PSB) será o relator da PEC que cria regra de transição nas aposentadorias de policiais civis, agentes penitenciários e polícia científica. Se aprovada, a proposta garante a paridade e integralidade aos servidores estaduais de segurança que ingressaram na carreira após 2003 e permite o direito a aposentaria com o valor igual ao último salário da ativa. “Vamos trabalhar ao máximo para fazer andar aquilo que é necessário para o bem dos cidadãos paranaenses”.
Arrecadação
O custo da covid-19 para a economia brasileira está cada vez mais alto. A arrecadação em maio foi de R$ 77,4 bilhões, 33% menor do que em abril e o pior resultado desde o início da série histórica em 2007. O endividamento do governo federal deve ultrapassar os 86,6% de todos os bens e serviços produzidos no país este ano.
Avulsos
O deputado Felipe Francischini (PSL) foi designado relator da MP que trata de indenizações a trabalhadores avulsos impossibilitados de trabalhar durante pandemia. A medida uma espécie de adaptação contidas na lei 13.979/2020 para o ambiente do trabalho portuário. Assim, preventivamente, estabelece determinadas hipóteses em que o trabalhador portuário “não poderá ser escalado”. A MP recebeu 128 pedidos de emendas.
Pautas econômicas
Francischini afirmou em plenária que o PSL está apoiando as pautas econômicas para manter os empregos do país. “O momento é de união e eficiência em prol das pautas econômicas. Infelizmente ainda há muita demagogia e desinformação quanto a estes projetos que objetivam a manutenção de empregos durante a pandemia, mas não desistiremos. Vamos em frente”.
Imunizante
O Brasil deve começar a produzir a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford (Inglaterra) em conjunto com a farmacêutica britânica AstraZeneca. O acordo deve ser assinado até a próxima essa semana e contará com a participação da Fiocruz. O imunizante de Oxford é um dos mais avançados até o momento e foi o primeiro a iniciar os estudos clínicos de fase 3, a última exigida por agências regulatórias antes da aprovação final.
Vida ou morte
O presidente estadual do MDB, João Arruda, compartilhou nas redes sociais a preocupação de com o possível colapso na saúde. “O Paraná decide essa semana se vai pela vida ou pela perda. Pesquisadores da PUC/PR alertam que em duas semanas o sistema de saúde dedicado a covid-19 pode se esgotar. São horas difíceis, mas é preciso um esforço maior. Sair de casa, só em última necessidade”, disse.
Redação ADI-PR CuritibaColuna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.