conecte-se conosco

ADI Paraná

Reconhecimento

Publicado

em

Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Marcel Micheletto esteve em Brasília nesta semana para a celebração dos 10 anos do Código Florestal. O evento entregou o Prêmio Moacir Micheletto – presidente e relator do Código Florestal, falecido em 2012 – à ex-ministra da Agricultura e deputada federal Tereza Cristina, em reconhecimento ao trabalho dela em prol do setor. “Um dia muito especial para a minha família e histórico para o nosso país”, destacou Marcel Micheletto.

Foto: Assessoria

Em alta

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que o varejo paranaense acumulou alta de 4,24% no primeiro trimestre do ano. Os setores de maior destaque foram vestuário e tecidos, com elevação de 39,12%, e calçados, com aumento de 37,11% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2021.

Centro de operações

A prefeitura de Maringá vai reforçar a segurança do município com a implantação do Centro Integrado de Operações. No espaço atuarão as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal de Maringá e demais forças de segurança. Como reforço o Estado vai compartilhar os dados de identificação, bem como o sistema de lavratura de Boletim de Ocorrências Unificado, e outras plataformas de acesso policial.

Centro de operações II

 O Centro Integrado de Operações já tem local definido e os recursos começaram a ser investidos pela administração municipal para compra de equipamentos de monitoramento e sistemas de inteligência artificial. A cidade já conta com mais de 80 câmeras de monitoramento, entre OCR e de reconhecimento facial, as quais já estão funcionando e, após o convênio entre Estado e município, ficarão também à disposição das polícias estaduais.

Operação Satélite

A Polícia Militar está em seis cidades com o projeto de policiamento comunitário (Operação Satélite e Policiamento Solidário). A operação segue até 31 de julho (pode ser prolongada) nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu. Trinta policiais participam da ação em cada cidade.

Candidato não?

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) tem dito que não pretende disputar a reeleição em 2 de outubro, mas pelo sim, pelo não, seu grupo político está atrás de um marqueteiro que tope a parada.

Três federações

O TSE registrou apenas três federações aptas a concorrer nas eleições de outubro. O Brasil da Esperança reúne PT, PCdoB e PV. A outra federação reúne Psol e Rede e a terceira é formada pelo PSDB e Cidadania. Agora, esses partidos devem ficar unidos por quatro anos, agindo como bancada única no Congresso Nacional, por exemplo. A aliança deve ser respeitada também pelos diretórios regionais.

Não vai dar

Por atrasos no envio de documentação pela ANTT, o TCU prevê que apenas dois dos seis lotes do novo pedágio do Paraná poderão ser leiloados ainda este ano, adiantou o ministro do Walton Rodrigues, relator do processo de autorização para a concessão das rodovias paranaenses, aos deputados estaduais paranaenses que integram a Frente Parlamentar do Pedágio.

Com calma

“O ministro nos garantiu que não será nada muito célere, será tudo analisado minuciosamente, sem pressa, e que não vai se trabalhar os seis lotes; que um ou dois lotes podem ter o trabalho adiantado a partir do recebimento das informações completas por parte da ANTT”, disse o vice-coordenador da frente, Evandro Araújo (PSD).

Relatório

“Apresentamos ao ministro tudo o que levantamos nas audiências públicas que realizamos e todos os pontos que ainda nos preocupam. O ministro nos recomendou que façamos reuniões técnicas com a Secretaria de Infraestrutura do Tribunal, que é quem está fazendo o estudo sobre o projeto de concessão, para discutirmos cada um desses pontos, que fazem parte do relatório que está sendo elaborado. Já temos nova reunião marcada com o corpo técnico do TCU para a próxima semana”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD).

Combustíveis

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-RO), busca medidas extraordinárias que possam segurar os aumentos dos preços dos combustíveis gasolina, diesel e gás. Ele se reuniu com integrantes do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda que estão preocupados com possíveis perdas de arrecadação pelos estados.Um dos projetos em debate prevê um teto de 17% para o ICMS dos combustíveis e da energia elétrica, alíquota inferior à praticada atualmente por parte dos estados. Aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados, o projeto é criticado por governadores, que estimam uma perda de arrecadação de até R$ 83 bilhões.

Bandeira principal

O União Brasil lançou oficialmente nesta terça-feira (31) a pré-candidatura do deputado federal Luciano Bivar à Presidência da República. O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e reuniu políticos e lideranças do partido. Bivar disse que a principal bandeira de sua pré-campanha será a instituição de um imposto único federal. “Nossa reforma tributária trará a substituição de 11 impostos federais em apenas um. O Imposto Único vem para diminuir a mordida do leão”, disse.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade