O senador Rodrigo Pacheco vai assumir a presidência da República por quatro dias a partir deste sábado, 17, por causa da viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Reino Unidos e às Nações Unidas. Além disso, o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) também estarão viajando para o exterior.
Força maior
Terceiro na linha de sucessão presidencial, o presidente do Senado só assume o cargo porque Mourão e Lira podem se tornar inelegíveis caso assumam interinamente a Presidência. Bolsonaro vai na noite de sábado para Londres, onde participa do funeral da rainha Elizabeth II e tem uma agenda com o rei Charles III. Da capital britânica, ele segue para Nova York, onde discursa na abertura da Assembleia da ONU.
Em campanha
Em campanha à reeleição, o governador Ratinho Junior (PSD) defende os avanços obtidos durante os seus quase quatro anos de gestão e a continuidade das políticas pautadas pelo avanço em infraestrutura e modernização da gestão pública em áreas como educação, saúde, mobilidade e economia. “A minha busca pela reeleição é para consolidar o Paraná que segue em frente, que é o estado que mais tem obras de infraestrutura no país, que transformou o porto de Paranaguá em um orgulho para os paranaenses, que bate recorde na geração de empregos e que avança no cuidado com as pessoas que mais precisam”, disse.
Energia solar
Com inauguração prevista para dia 21 de outubro, a Sengi Solar, empresa que o Grupo Tangipar está instalando em Cascavel, será a maior do Brasil e da América Latina no setor de energia gerada a partir do sol, informou o prefeito Leonaldo Paranhos ao acompanhar o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, em visita à unidade.
Maior da América
“Esta fábrica de Cascavel, aqui no Oeste do Paraná, vai servir de parâmetro, porque é um setor no qual o governo federal precisa criar uma política pública de incentivo. Outras indústrias como esta vão surgir em outros estados, e são necessárias, mas é muita alegria saber que aqui em Cascavel surge uma indústria referência para toda a América Latina”, disse o prefeito.
Presença confirmada
O senador Alvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição, participará do debate programado pela Band Curitiba. O debate será realizado neste sábado, 17, às 21h45. Oito candidatos ao Senado participarão do confronto e poderão expor seus pontos de vista e seus programas como possíveis futuros congressistas. Estarão presentes: Alvaro Dias (Podemos), Aline Sleutjes (Pros), Desiree Salgado (PDT), Laércio Matias (Psol), Orlando Pessutti (MDB), Paulo Martins (PL), Rosane Ferreira (PV) e Sergio Moro (União Brasil).
Reeleição
Pesquisadores acreditam que a renovação da Câmara dos Deputados não será alta neste ano. Já as mudanças nas regras eleitorais podem reduzir os partidos com representação na Câmara, dos atuais 23 para cerca de 15. O consultor político Antônio Augusto de Queiroz afirmou que a reeleição será alta porque 88% dos 513 deputados atuais, ou 446 parlamentares são candidatos.
Fim próximo
O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, disse que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou, mas o cenário atual é um indicativo de que o fim pode estar próximo. “Na semana passada, o número de mortes semanais relatadas por Covid-19 foi o menor desde março de 2020. Nunca estivemos em posição melhor para o fim da pandemia. Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, disse o diretor.
Prestação de contas
Quase 25 mil candidatas e candidatos nas Eleições 2022 enviaram à Justiça Eleitoral, dentro do prazo legal, a primeira parcial da prestação de contas de campanha. O número corresponde a 85,80% do total de mais de 29 mil relatórios dos que concorrem no pleito. As informações enviadas devem detalhar a movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida de 16 de agosto a 8 de setembro. Qualquer pessoa pode acessar as informações sobre as prestações de contas de candidatas, candidatos e das agremiações na página de Estatísticas do site do Tribunal.
e-Título
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que aqueles que não fizeram o cadastramento biométrico não serão proibidos de votar, desde que estejam com situação eleitoral regular. Ou seja, a ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto. Isso porque, desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da covid-19. Para quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, há a possibilidade de utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação, uma vez que, para quem fez a biometria, o app mostra a foto do eleitor.
Paz nas eleições
Preocupado com os casos de violência física e moral decorrente de preferências ideológicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira, 15 de setembro, uma campanha publicitária pela paz nas eleições. Realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a iniciativa contará com a divulgação de peças publicitárias que destacam a importância da liberdade de escolhas e do respeito às diferenças. Além disso, a réplica gigante e inflável de uma urna eletrônica será exposta durante algumas das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.
Concurso do INSS
O edital do concurso do INSS 2022 com abertura de 1.000 vagas de técnicos do seguro social foi publicado nesta quinta-feira, 15. A abertura de vagas era esperada por candidatos de concursos e por representantes de funcionários do órgão, que apontam déficit de servidores em todo o país. As inscrições devem ser feitas no período de 16 de setembro a 3 de outubro no site do Cebraspe (antigo Cespe/UnB). A taxa de inscrição no valor de R$ 85 precisa ser paga até o dia 21 de outubro.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.