O presidente do PSDB de Curitiba, Edson Lau, recebeu o pedido de desfiliação do vice-prefeito Eduardo Pimentel e diz que os tucanos vão trabalhar na construção “candidatura própria a prefeito nas eleições de outubro, em consonância com partidos do mesmo espectro ideológico, que assim se dispuserem”.
Encontro virtual
“Considerando a pandemia do coronavírus e a responsabilidade na prevenção do contágio e propagação, convocarei nessa semana reunião, através de videoconferência, da comissão executiva municipal para que possamos discutir este e outros assuntos pertinentes ao PSDB de Curitiba”, completa Edson Lau.
Fundo rotativo
O governador Ratinho Júnior e o diretor do BRDE, Wilson Bley Lipski, lançaram um fundo rotativo de R$ 300 milhões para o apoio de projetos em diversas áreas: energia, inovação, turismo, bovinocultura, agricultura familiar e agroindústrias, micro e pequenas cooperativas, micro, pequenas e médias empresas, armazenagens, parcerias público-privadas e concessões.
Epidemias
O secretário Beto Preto (Saúde) vai prestar esclarecimentos nesta terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa sobre a situação e providências oficiais sobre as epidemias de dengue e coronavírus no Paraná.
Sem viagem
O
ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Público) cancelou viagem ao Paraguai
na próxima semana para uma palestra na Câmara de Comércio Brasil-Paraguai, em
Assunção. O coronavírus é o motivo. O Paraguai adotou medidas restritivas para
impedir a ampliação da pandemia, como o fechamento de fronteiras e o controle
da circulação de pessoas e de veículos.
Força policial
O ministro defendeu a portaria que autoriza o uso da força policial para ajudar no combate à pandemia do coronavírus. Moro afirmou que a medida vai ser “bem compreendida” pela sociedade e a comparou à Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro no início do século 20.
Ao trabalho
O apresentador Ratinho defendeu o presidente Jair Bolsonaro no seu programa de TV no SBT. “Eu desejo sinceramente que o senhor persista na sua trajetória. As pessoas precisam entender que o presidente Bolsonaro foi eleito democraticamente, voto na urna. Goste ou não dele, ele é o presidente do Brasil. Ele tem o jeito dele, que deve ser respeitado”,
Greve suspensa
A greve do transporte coletivo de Cascavel foi suspensa por causa do novo coronavírus. “Como temos responsabilidade pela população, suspendemos a greve para voltar em outro momento”, disse o presidente do sindicato dos trabalhadores no setor, Nelson Borba. De acordo com a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito, a frota normal circula com 135 veículos, com uma média de 70 mil passageiros nos dias úteis.
Feira suspensa
A
46.ª Exposição Agropecuária de Umuarama (Expo Umuarama) foi suspensa pela
Sociedade Rural. O evento seria realizado até domingo (22).
Novo horário
A
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping divulgou comunicado oficial sobre
a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos. Desde ontem, os
shoppings devem abrir às 12h, e fechar às 20h. O novo horário deverá se manter
nos dias seguintes, “até que a situação se normalize”, diz a nota.
Aulas suspensas
O prefeito Cezar Silvestre (Pode) mandou suspender por tempo indeterminado as aulas nas redes pública e privada de ensino a partir de sexta-feira (20) em Guarapuava. São 18 mil alunos matriculados em escolas municipais e creches. A cidade tem um caso suspeito do coronavírus.
Censo suspenso
A epidemia de coronavírus, levou o IBGE a adiar para 2021 o censo que começaria em 1.º de agosto. Estavam planejados as visitas de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil. Além da dificuldade de contato pessoal dos recenseadores com a população por causa da epidemia, foi levada em consideração a impossibilidade de treinamento da força de trabalho, que seria iniciado em abril.
Parques fechados
Os
atrativos turísticos de Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu
Binacional, Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras – foram fechados
por 15 dias como parte das medidas de prevenção ao coronavírus. A Argentina e o
Paraguai bloquearam as pontes da Fraternidade e da Amizade. Só podem atravessar
aos países vizinhos os brasileiros que lá tiverem residência.
Novo PGJ
O
governador Ratinho Júnior escolheu Gilberto Giacoia ao argo de
procurador-geral de Justiça, chefe do Ministério Público, pelos próximos dois
anos. Com 595 votos, Giacoia foi o mais votado pelos membros do MP.
Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.