ADI Paraná

Paraná na Olimpíada

Mais duas atletas paranaenses estão classificadas para representar o Brasil na Olimpíada de Paris-2024. Tatiane Raquel da Silva e Flávia Maria de Lima. Tatiane é apoiada pelo programa estadual Proesporte. ...

4lzh 4aw

Mais duas atletas paranaenses estão classificadas para representar o Brasil na Olimpíada de Paris-2024. Tatiane Raquel da Silva e Flávia Maria de Lima. Tatiane é apoiada pelo programa estadual Proesporte. Flávia faz parte do Geração Olímpica e Paralímpica, maior programa estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta.  A Olimpíada começa no dia 26 e, pela primeira vez na história, as mulheres são maioria.

Incentivos
A deputada estadual Maria Victoria (PP) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para estimular a redução ou eliminação da emissão de gases do efeito estufa no setor industrial paranaense. Projeto pioneiro no país, ele estabelece uma série de incentivos à descarbonização industrial no Paraná.

Científicas
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão entre as melhores do Brasil no ranking sobre publicações científicas. A classificação Leiden Ranking 2024 inclui 1.506 universidades de 72 países. As duas se destacam no grupo de 38 instituições de ensino superior brasileiras ranqueadas. Entre 2019 a 2022, a UEM teve 1.926 publicações e a UEL 1.341 artigos publicados.

Interinamente
Ágide Eduardo Meneguette assumiu interinamente a presidência do Sistema Faep/Senar-PR em razão do afastamento do presidente Ágide Meneguette eleito para o triênio 2024/27. A razão do afastamento não foi divulgada.

Homologação
O pré-candidato do PSB à prefeitura de Curitiba, deputado federal Luciano Ducci, se reuniu em Brasília com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Eles combinaram a vinda de Alckmin para a convenção do PSB em Curitiba, que homologará o nome de Ducci para o pleito. A convenção deve ser realizada no dia 28, domingo.

Confirmado
Em reuniões realizadas em Brasília, nesta semana, a direção nacional do União Brasil “bateu o martelo” e confirmou a pré-candidatura do deputado Ney Leprevost à prefeitura de Curitiba como uma das principais prioridades do partido para as eleições municipais de outubro. O encontro reuniu Leprevost, o presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, o presidente do União Brasil no Paraná, deputado federal Felipe Francischini, e o senador Sérgio Moro.

Serviços
No Paraná houve crescimento de 0,99% novos postos de trabalho no mês de maio na comparação com o mesmo mês de 2023. O setor de serviços foi o setor que mais gerou empregos com carteira assinada no Paraná, com 74.064 admissões e 68.617 demissões, com saldo positivo de 5.447 em maio de 2024, representando um crescimento de 16,69% na comparação com maio de 2023.

Novo CEO
A Urbia Cataratas, responsável pela gestão de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, anunciou Mario Macedo Junior como o novo CEO da concessionária. Com mais de 30 anos de experiência na gestão de projetos de infraestrutura pública e privada na América Latina, o novo CEO Mario Macedo Junior chega com a missão de dar continuidade aos projetos, além de gerir novos desafios e investimentos no Parque Nacional do Iguaçu.

Apoio
O advogado Elizeu Kocan (Solidariedade) retirou sua pré-candidatura à Prefeitura de Ponta Grossa e confirmou apoio a Marcelo Rangel (PSD). A decisão aconteceu na noite desta quinta-feira (11), em evento realizado pelo partido para definir os pré-candidatos à Câmara de Ponta Grossa, e contou com a presença do deputado estadual.

Abin paralela
A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão no caso da Abin paralela de Jair Bolsonaro. O relatório que embasou a operação apontou ao menos 22 alvos de espionagem ilegal, entre ministros do STF, deputados federais, senadores, um ex-governador e jornalistas.

Regras eleitorais
A Câmara aprovou a PEC que cria uma espécie de anistia aos partidos políticos pelo não cumprimento de regras eleitorais. A proposta propõe o perdão de dívidas das legendas que não respeitaram a cota para candidatura de mulheres e pessoas pretas e pardas em pleitos anteriores. Entidades calculam que o valor das multas aos partidos pode passar de R$ 23 bilhões. O texto agora será analisado pelo Senado.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Você também poderá gostar

Paraná na Olimpíada

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.