conecte-se conosco

ADI Paraná

Nova Ferroeste

Análises adicionais ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste estão na reta final

Publicado

em

Análises adicionais ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste estão na reta final. O documento detalha 27 melhorias no traçado original, seis no ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu e 21 no trecho entre Maracaju (MS) e Paranaguá. As mudanças levam em consideração demandas das audiências públicas, de entidades setoriais, comunidades indígenas e das prefeituras. As alterações também vão diminuir o impacto de desapropriações.

Nova Ferroeste II
A estrada, com DNA paranaense, também chamada de Corredor Oeste de Exportação, é uma solução nacional que vai tornar o Paraná uma grande central logística. A Nova Ferroeste vai passar por 66 municípios, sendo 51 no Paraná e 8 no Mato Grosso do Sul. Com a emissão da Licença Prévia Ambiental, o projeto completo da Nova Ferroeste vai a leilão. O vencedor será responsável por construir e explorar toda a nova malha ferroviária por 99 anos.

Estado orgânico
Dados do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), comprovam que o Paraná é um dos  estados com o maior número de produtores orgânicos do Brasil, com  3.773  produtores certificados. Números posicionam o Paraná como um dos maiores produtores deste tipo de alimento do País. O Mapa ressalta os benefícios do alimento orgânico para a saúde das pessoas  e como instrumento de preservação do meio ambiente e opção resiliente frente às mudanças climáticas.

Condomínio do idoso
O Condomínio do Idoso em Cascavel será entregue em 2024. Estão sendo construídas 40 casas pelo programa Viver Mais Paraná, com investimento de R$ 6,1 milhões. O projeto já alcançou 25% de execução, só serão selecionados quando o empreendimento ultrapassar 85% de execução. De acordo com a Cohapar, 813 famílias já se interessaram.

Na formalidade
O Paraná apresenta a terceira melhor taxa de formalidade do Brasil, com 81,3% de empregados com registro em carteira. Oito em cada dez pessoas empregadas no setor privado paranaense têm Carteira de Trabalho assinada. O Paraná chegou ao segundo trimestre com uma taxa de desocupação de 4,9%, a menor em quase 10 anos.
 
Cosud
A próxima reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) está prevista para outubro, em São Paulo. Ele marcará a constituição oficial do consórcio, após todos os estados aprovarem a lei, em suas respectivas Assembleias Legislativas, que ratifica o grupo como uma associação pública interfederativa. No Paraná, a lei já foi aprovada e sancionada pelo governador Ratinho Junior.

Cosud II
O consórcio foi criado em 2019, atualmente o governador do Paraná preside o consórcio. A proposta do Cosud é  promover a integração entre os sete estados das regiões sul e sudeste, reforçando a posição dessas regiões nas discussões que envolvem os interesses regionais. ” Queremos consolidar o consórcio como um órgão que defende os interesses de nossos estados e regiões, que concentram grande parte da população e do PIB do Brasil”, disse Ratinho Júnior.

Herdeiros do Campo
Uma parceria entre o Sistema Faep/Senar-PR e o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) está realizando o programa Herdeiros do Campo junto aos produtores rurais cooperados. A capacitação permite que os associados da instituição financeira nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes desenvolvam o planejamento da sucessão familiar. O cronograma do Herdeiros do Campo em parceria começou em 5 de julho e vai até 1º de novembro.

Substituição tributária
O presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), Fernando Moraes, afirma que a substituição tributária de ICMS vai tornar o Paraná mais competitivo frente a outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que já excluíram diversos itens do regime da substituição tributária. “O Paraná está se tornando um estado caro, com muitos impostos e, com isso, vai perdendo a competitividade. Inclusive, no final de 2022 houve o aumento da alíquota modal do ICMS no estado de 18% para 19%”, afirmou.

Operação ‘Mens Scitus’
A Polícia Federal realizou a operação ‘Mens Scitus’ nesta quinta-feira (17). A operação mirou um grupo responsável por desvios de recursos públicos e sonegação de tributos federais da saúde. As investigações apontam que a organização atuava na gestão de unidades do Paraná e de Santa Catarina. Quatro mandados de busca e apreensão foram expedidos para Curitiba, Prudentópolis, na região centro-sul do Paraná, e Biguaçu (Santa Catarina).

Formação de oficiais
O navio balizador Faroleiro Mário Seixas, da Marinha do Brasil, atracou no Porto de Paranaguá para dar apoio operacional a um exercício do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do Exército. O objetivo é fazer o transporte de instrutores e 20 alunos do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), sediado em Curitiba, até a Ilha do Mel, onde serão desembarcados na água.

Desenrola
Em um mês de operação do Programa Desenrola, a Caixa Econômica Federal renegociou R$ 1,5 bilhão em dívidas. Segundo balanço divulgado nessa semana, o banco regularizou mais de 88 mil contratos de 70 mil clientes. De acordo com a instituição financeira, 92% das propostas foram renegociadas à vista. Os principais tipos de dívidas regularizadas são em operações de cartão de crédito, cheque especial e Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Publicidade










plugins premium WordPress