conecte-se conosco

ADI Paraná

Milhão para Beltrão

Publicado

em

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) o deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, viabilizou R$ 1 milhão do Estado para investimentos na área ambiental em Francisco Beltrão. “O meio ambiente é sempre um tema muito importante e Francisco Beltrão, como cidade polo, tem que manter políticas públicas voltadas para esta área. Conseguimos viabilizar os que certamente serão bem aplicados pela prefeitura em vários projetos e ações neste setor”, destacou Traiano ao prefeito Cleber Fontana (PSDB).

Foto: PMFB

Semana na Itália

O vice-governador Darci Piana (PSD) assumirá o governo do Paraná na próxima semana por conta da viagem do governador Ratinho Júnior (PSD) para a Itália entre os dias 5 e 11 de junho.”O governador vai a Roma a convite da Associazione delle Camere Di Commercio Italiane all’ Estero, instituição responsável por conectar organizações internacionais com empresas italianas. Na visita serão apresentados os potenciais do Paraná para investimentos estrangeiros”, diz nota do Palácio Iguaçu.  

Testou positivo

O ex-secretário Beto Preto positivou para Covid-19, após sentir sintomas como tosse e dor de garganta. Beto Preto, médico há 28 anos, está em isolamento, passa bem e aproveita para dar um recado à população. “Graças à vacina hoje os sintomas são mais leves. Da primeira vez que peguei a doença,não estava vacinado e cheguei a ser internado. Peço que todos tomem as vacinas de reforço para enfrentarmos imunizados nesta época de outono, comum o contágio por infecções respiratórias”, disse.

Amigo do Idoso

O Paraná é o primeiro estado a ser contemplado com o selo Amigo da Pessoa Idosa, certificação que será entregue em Brasília com data ainda a ser definida. O anúncio foi feito nesta semana, em Curitiba, pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, durante o encontro da Mobilização Estadual para implementação do Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Rede

Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pontal do Paraná e Toledo foram selecionadas pelo governo federal para a implantação no Paraná da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. Antônio Costa  disse que as cidades paranaenses foram escolhidas porque se destacam nas políticas públicas, consolidação de conselhos de idosos, fundos e planos, além do desenvolvimento de projetos e programas. Das 29 cidades declaradas Amiga do Idoso pela OMS, 23 são do Paraná.

Bolsonaro no Paraná

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Ratinho Júnior (PSD) estarão hoje em Umuarama para uma vistoria nas obras da Estrada da Boiadeira. Após Umuarama, Bolsonaro segue para Foz do Iguaçu e vistoria também as obras da segunda ponte sobre o rio Paraná. Os dois empreendimentos são custeados pela Itaipu Binacional.

Afonso Pena

O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, foi o quarto mais bem avaliado entre mais de 130 terminais de todo o mundo, segundo o ranking da empresa alemã AirHelp. À frente ficaram apenas os aeroportos internacionais de Hamad, no Catar, de Tóquio, no Japão, e de Atenas, na Grécia. O levantamento leva em conta as avaliações de passageiros quanto aos quesitos pontualidade, alimentação, lojas e serviços aeroportuários em geral.

Vacinação

O Ministério da Saúde aponta que 1.619.687 pessoas já receberam a vacina contra a Influenza desde o início da campanha nacional em 4 de abril. Até agora, o governo federal já enviou mais de 4 milhões de vacinas à Secretaria Estadual da Saúde. A estimativa é de que 4,3 milhões de pessoas devam ser imunizadas até o fim da campanha, em 3 de junho. Na última semana, a Sesa requisitou a prorrogação da campanha. Atualmente, a cobertura é de apenas 36.9% no Estado.

Imposto de Renda

Após o dia 1.º, quem estava obrigado e não entregou a declaração, está sujeito à multa. O valor é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor. O valor mínimo é de R$ 165,74. A multa é gerada no momento da entrega da declaração e o contribuinte tem 30 dias para pagar. Após o prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). Das declarações entregues, a Receita Federal informou que pouco mais de 2 milhões já foram retidas para análise, a chamada malha fina, por algum tipo de divergência encontrada.

Uso de máscaras

Alunos da rede municipal de ensino de Castro devem voltar a usar máscaras de proteção em sala de aula. A medida também é válida para professores e funcionários das escolas e centros de educação infantil. A determinação vale a partir de segunda-feira, 6. Os alunos também devem usar o artefato no transporte escolar municipal. De acordo com a secretária de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, a exigência é medida preventiva devido ao aumento do número de casos de doenças respiratórias pelo clima mais frio.

Planos de saúde

A Rede protocolou ação no STF para suspender o reajuste no valor dos planos de saúde individuais e familiares, cujo teto foi estabelecido em 15,5% pela Agência Nacional de Saúde. O partido requer, além da reversão na alta dos preços e que o governo federal e a ANS sejam obrigados a explicar os motivos pelos quais autorizaram a movimentação.

Usina de Itaipu

Representantes do governo brasileiro afirmaram em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, que o Brasil negocia a redução da tarifa de energia gerada em Itaipu. No acordo entre Brasil e Paraguai para construção da usina, em 1973, foi estipulada uma revisão dos termos para 50 anos depois, em 2023, quando a dívida da obra seria extinta.

Revisão

Também está sendo discutida, por causa da revisão do acordo, a obrigatoriedade do país vizinho de vender para o Brasil a energia excedente de Itaipu, sendo que cada um tem direito à metade da geração. Hoje, o Brasil compra 30% da parte paraguaia. Para o Paraguai, a energia de Itaipu significa 85,6% do total consumido. Para o Brasil, 8,4%. Na revisão do acordo, chamado de anexo C, o Paraguai pode pedir para vender livremente a sua parte e esse é um dos pontos que devem ser negociados até agosto de 2023.

Aumento

O aumento no número de casos ativos de Covid -19 em Curitiba preocupa a Associação Comercial do Paraná que passa a reforçar as recomendações para que as pessoas voltem a usar máscaras em ambientes fechados. Na semana passada, a prefeitura recomendou que a máscara volte a ser utilizada no transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, e outros locais.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade