Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Inovação, vai ser mediadora de um workshop para cidades brasileiras no Congresso Mundial Smart City em Barcelona no próximo dia 20. O tema será “Uso de tecnologia na construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e eficientes”. No mesmo dia, às 19h, será divulgada a cidade vencedora do prêmio City Awards, o mais importante do mundo de cidades inteligentes. Curitiba concorre com o case Vale do Pinhão, que conecta o ecossistema de inovação da cidade. As outras finalistas são Teerã, Estocolmo, Seul, Bristol e Montevidéu.
Prêmio
O prefeito Rafael Greca estará no Congresso Smart City em Barcelona na semana que vem. Acredita que se trazer o prêmio de Cidade Mais Inteligente ganha mais um trunfo para a reeleição.
Missão
O governador Ratinho Júnior lidera a partir de segunda-feira, 18, uma missão internacional que passará pela Espanha e França. Ratinho Junior vai apresentar os potenciais econômicos para atração de novos investimentos a Paraná, além de conhecer soluções inovadoras nas áreas de transporte e energia. A agenda inclui visitas a empresas espanholas, à Smart City Expo Barcelona, além da realização da quarta edição do Paraná Day em Madri na quarta-feira, 20, e encerra na sexta-feira, 22, com a participação do governador no Festival da Seda de Lyon, na França.
Polo Tecnológico
No lançamento do Polo Tecnológico Agro em Londrina, a ministra Tereza Cristina (Agricultura) destacou a importância da sua implantação ao agronegócio brasileiro. "Esse polo, certamente, vai alavancar a tecnologia e inovação no agronegócio", disse. A ministra também parabenizou a deputada Luísa Canziani (PTB) pelo trabalho, empenho e destinação de emenda parlamentar que viabilizou a implantação do polo tecnológico em Londrina.
Aliança
O presidente do Aliança pelo Brasil no Paraná, partido recém criado pelo bolsonarismo, será o deputado Filipe Barros, pré-candidato a prefeito em Londrina. O candidato a prefeito em Curitiba será o advogado Ogier Buchi. "É necessário uma verdadeira e nova aliança com o povo brasileiro, para a construção de um novo Brasil. Quer ser um aliado? Eu seguirei nosso presidente Bolsonaro", disse Filipe Barros.
Com Bolsonaro
A deputada Aline Sleutjes também anunciou que acompanha o presidente no Aliança pelo Brasil. "Me elegi com a bandeira do governo Bolsonaro, confio nele e acredito que esse governo realmente dará certo, então não tenho como ficar no PSL sem o presidente," afirma.
Francischini
Os Francischini, pai e filho, anunciaram que continuarão no PSL. Felipe Francischini, presidente da CCJ na Câmara dos Deputados, disse que continuará apoiando o governo Bolsonaro. Delegado Francischini, presidente da CCJ na Assembleia Legislativa, será candidato do partido a prefeito de Curitiba.
Em baixa
O Ministério da Justiça e Segurança afirma, que além da redução de homicídios, também despencou o número de roubos no Brasil nos sete primeiros meses deste ano. Roubo a bancos registraram a maior queda: passaram 464 para 298 — menos 35,8%. Roubos de veículos passaram de 148.203 para 109.953 (queda de 26,1%); e roubos de carga caíram de 13.338 para 10.205 (queda de 24,9%).
Segunda Instância
O deputado Cobra Repórter (PSD) apoia a PEC da segunda instância. “Corruptos estão sendo soltos e a impunidade torna-se um triunfo? O País tem que mudar, Isso é inaceitável! A decisão do STF foi um grave retrocesso. Cabe agora aos parlamentares em Brasília corrigir o posicionamento do Supremo. Eu defendo a PEC que permite a prisão após condenação em 2.ª instância”, afirmou.
Amigo da Marinha
O deputado Tião Medeiros (PTB) recebeu a medalha Amigo da Marinha. A homenagem foi prestada pela Sociedade dos Amigos da Marinha. Segundo o capitão dos Portos do Paraná, Rogério Machado, a condecoração é uma forma de reconhecimento pelo empenho e trabalhos prestados pelo deputado.
Sou contra
O deputado Tiago Amaral (PSB) diz ser “radicalmente contra” à proposta da PEC do Pacto Federativo que estabelece a fusão dos municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% das receitas. “É necessário que os municípios sejam sustentáveis, mas eu não consigo admitir a possibilidade de exigirmos que pessoas que se identificam com a cidade ‘a’ sejam a partir de agora compreendidas como pertencentes à cidade ‘b’".
Suspensa
A Justiça do Trabalho suspendeu a transferência dos empregados da Itaipu Binacional do escritório de Curitiba para Foz do Iguaçu. A decisão atende o pedido de retorno para Curitiba dos empregados que já foram transferidos. A Itaipu Binacional vai orientar os empregados interessados sobre os procedimentos necessários para dar cumprimento à ordem judicial. A binacional, óbvio, vai recorrer da decisão.
Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.