conecte-se conosco

ADI Paraná

Habitação social

O Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis) da cidade de Maringá

Publicado

em

O Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis) da cidade de Maringá, criado pela administação municipal em 2018, foi campeã nacional do prêmio ‘Cidades Sustentáveis’ (eixo social – cidades médias). A premiação reconhece as melhores práticas das cidades na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Maringá é uma das únicas cidades do Brasil a investir recursos próprios em habitação social.

Prozeis

O Prozeis é um condomínio completo, com piscina e área de lazer, perto da região central e com valor acessível. O programa concretizou o sonho de obter a casa própria à 400 famílias maringaenses. As moradias atende famílias em extrema vulnerabilidade e também àquelas que no mercado formal não conseguiam devido aos valores.

2.º semestre

A nova edição da Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, elaborada pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, aponta que 57,6% das empresas paranaenses acreditam que terão aumento ou estabilidade no faturamento de suas empresas durante o 2º semestre de 2023. “O cenário macroeconômico dos últimos meses tem apresentando melhora com a desaceleração da inflação e aumento do PIB, o que tende a gerar reflexos positivos durante o segundo semestre”, analisa o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

Primeira do Brasil

A Ceasa de Curitiba é a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 14001, que atesta sistemas de gestão ambiental, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ISO 14001 é uma norma que permite às empresas estabelecerem ou aprimorarem um Sistema de Gestão Ambiental, possibilitando que se desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente e mudança em relação a condições ambientais e culturais.

Expoleite

A 49ª edição da Expoleite, uma das principais feiras do setor agropecuário paranaense, começou nesta quinta-feira (13) e segue até sábado (15) em Arapoti. O evento conta com uma programação que ressalta a força da pecuária leiteira do Paraná, produzida pelos pequenos, médios e grandes produtores locais. A feira é promovida anualmente pela Capal Cooperativa Agroindustrial. No sábado acontecerá a edição municipal do Festival Sertanejo, promovido pela AMCG (Associação de Municípios dos Campos Gerais).

Núcleos de inovação

O Governo do Estado instituiu a criação de polos regionais de inovação em 10 municípios do Paraná. Os Núcleos Regionais de Inovação, Modernização e Transformação Digital (NRIs) serão montados estrategicamente para contemplar todas as regiões do Estado, nas cidades de Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Maringá, Londrina e Jacarezinho.

Núcleos de inovação II

Os Núcleos Regionais de Inovação, Modernização e Transformação Digital (NRIs) terão a função de prestar apoio técnico às prefeituras no desenvolvimento de projetos de modernização, como explica o secretário da Inovação, Marcelo Rangel. “Cada núcleo será responsável por orientar e acompanhar a execução de medidas que estimulem a cultura da inovação”, afirma.

Mercado internacional

O Sistema Ocepar realiza no dia 27 de julho o webinar “Agenda ESG e Mercado Internacional”. O evento reúne especialistas na temática Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) para uma abordagem abrangente e aprofundada sobre as tendências e as boas práticas relacionadas ao mercado internacional. O evento é dirigido a profissionais das cooperativas que atuam nas áreas relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e mercado internacional. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/s2Gce3mATD.

Ferry-boat

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informa que a travessia da Baía de Guaratuba por ferry boat voltou a funcionar normalmente. As atividades foram temporariamente interrompidas na manhã de quinta-feira devido às fortes rajadas de vento, e realizadas com restrições de operação na sequência, com apenas ferry boats, realizando a travessia conforme os mestres das embarcações julgavam viável. A medida garantiu a segurança dos usuários e funcionários da travessia.

Temperaturas negativas

A cidade de Palmas registrou 0,7 º, a menor temperatura do estado nesta sexta-feira (14), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Outras cidades também amanheceram frias no estado, mas nenhuma com temperatura abaixo de 0º. Para este sábado (15), a previsão é de tempo firme na maior parte do estado, com possibilidade de temperaturas negativas na região sul do Paraná.

Vagas remanescentes

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu o Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes com 811 mil vagas distribuídas em 78 cursos da instituição. Podem participar alunos que concluíram ensino médio e será exigido uma redação do candidato que pode ser enviada pelo e-mail da instituição. A inscrição é gratuita e deve ser feita na segunda (17) e terça-feira (18) a partir das 10h diretamente no site da instituição.

Voa Brasil

O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que o Voa Brasil, programa de passagens aéreas a R$ 200, poderá oferecer 1,5 milhão de bilhetes por mês. A iniciativa deve começar em agosto e contará com a participação das companhias Latam, Gol e Azul, anunciou. Segundo o ministro, o Voa Brasil vai beneficiar as pessoas que não têm o hábito de voar, começando com aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Publicidade






Em alta