conecte-se conosco

ADI Paraná

Expoleite 2024

Expoleite Arapoti já tem data confirmada para a 50.ª edição

Publicado

em

Expoleite Arapoti já tem data confirmada para a 50.ª edição. Em 2024, ela será realizada de 24 a 27 de julho. O cinquentenário da Expoleite trará uma série de novidades tanto na programação quanto na estrutura física do Parque de Exposições Capal. A feira está consolidada como a principal feira de pecuária leiteira da região dos Campos Gerais do Paraná.

Em destaque

Maringá foi destaque no 9.º Congresso Paranaense de Cidades Inteligentes, que aconteceu em Londrina. Três projetos desenvolvidos no município foram premiados: “ACE Mobile: Informatização no combate à dengue”, “CCI – Centro de Controle Integrado” e “Tramitação Eletrônica da Execução”.

Em destaque II

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, recebeu o prêmio de “Prefeito Inovador” pela implantação do software com Inteligência Artificial na Procuradoria Geral do Município. “Nossos projetos que usam a tecnologia e a inovação a favor das pessoas, impulsionando o desenvolvimento e a qualidade de vida dos maringaenses.

Carreira internacional

A Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lançou um novo programa para aqueles que aspiram trilhar a carreira jurídica internacional. O programa Direito Global PUCPR foi lançado oficialmente na PUCPR Digital Arena, no Câmpus Curitiba. Além da formação acadêmica, será disponibilizada mentoria para a internacionalização da carreira.

2.° turno

Foz do Iguaçu superou os 200 mil eleitores e eleitoras aptos a votar nas próximas eleições. Com isso, o município poderá receber segundos turnos nas eleições para prefeito e vice-prefeito. No Paraná, Foz do Iguaçu se torna a sétima cidade a cumprir o requisito de 200 mil eleitores mais um, conforme prevê a legislação. Além de Foz, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais também podem realizar os segundos turnos.

NatJusGPT

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou oficialmente o NatJusGPT, a primeira ferramenta de Inteligência artificial (IA) generativa aplicada no Judiciário para os processos na área da saúde. O NatJusGPT vai proporcionar um acesso mais rápido e eficiente aos documentos publicados no Sistema e-NatJus, um banco de dados nacional que abriga pareceres técnico-científicos e notas técnicas elaboradas com base em evidências científicas na área da saúde.

No aguardo

O deputado federal Ricardo Barros (PP) reafirmou a intenção de disputar a vaga do Senado caso a Justiça Eleitoral casse o senador Sério Moro por abuso de poder econômico. A ação que questiona as contas da campanha de Moro foi proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Liberal (PL) e está em análise no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Recorde histórico

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná já bateu neste ano seu recorde de apreensão de maconha numa série histórica de 10 anos. De janeiro a outubro de 2023, foram apreendidas 167 toneladas da droga no estado. O maior registro até então havia sido em 2020, quando 146 toneladas foram tiradas de circulação. A maior parte das apreensões da PRF no Paraná acontecem na região de divisa com o Paraguai e a Argentina.

60 anos

Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) completou esta semana 60 anos. A instituição tem grande participação no impulsionamento e representatividade da agricultura familiar e a implementação de políticas públicas voltadas ao trabalho no campo.

Chuva acumulada

Medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostra que em 24 horas, Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, foi a cidade onde mais choveu no Brasil. De acordo com o órgão, das 18h30 de quarta-feira (22) até às 18h30 de quinta (23), foram 159,4 mm de chuva acumulados.

Desoneração

O presidente Lula vetou o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de dezessete setores da economia. Implementada desde 2011 como medida temporária, a política de desoneração vinha sendo prorrogada desde então. A medida busca elevar a arrecadação para 2024. O Congresso tem até o dia 31 de dezembro para reverter a decisão do presidente.

Cessar fogo

O cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas, travada na Faixa de Gaza, teve início nesta sexta-feira. A trégua foi mediada pelo Catar e envolve a troca de reféns mantidos pelo grupo terrorista por presos palestinos em Israel. Horas depois do início oficial do cessar-fogo, um comboio de tanques israelenses foi visto deixando Gaza. Enquanto isso, dezenas de caminhões com mantimentos para os palestinos começaram a entrar no enclave, vindos do Egito.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Publicidade










plugins premium WordPress