O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), afirmou que colocou o seu nome à disposição do partido para disputar cargos majoritários nas eleições de 2026. Segundo Curi, o governador Ratinho Júnior (PSD) destacou a importância para o PSD dos quatro cargos em disputa em 2026: governador, vice e duas vagas para o Senado Federal. “Por isso, pode ter certeza que vou colocar o meu nome” nessa corrida. Curi disse ainda que está sendo cobrado por prefeitos e vereadores por todo Estado para fazer um upgrade político e sair candidato nas majoritárias.
Mais quatro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou mais quatro diretores brasileiros para a Itaipu Binacional. Foram nomeados Renato Soares Sacramento, para o cargo de diretor técnico executivo; Luiz Fernando Ferreira Delazari, diretor jurídico; Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo; e Carlos Carboni, diretor de Coordenação. O diretor-geral brasileiro, Enio José Verri, foi nomeado em 10 de março. O mandato dos cinco novos diretores vai até 16 de maio de 2027.
“100 Anos de Criatividade”
O escritor, publicitário, compositor, jornalista e presidente da Academia Paranaense de Letras (APL), Paulo Vítola, lança nesta terça-feira (28), às 19 horas, no Hotel Radison, em Curitiba, o livro “100 Anos de Criatividade – Propaganda Paranaense 1921 – 2021”. É uma obra de 650 páginas que resgata a história da indústria publicitária no Paraná. A publicação celebra o aniversário de fundação da primeira agência de publicidade no Paraná.
Boa vontade
O governador Ratinho Júnior (PSD) esteve em Londrina na sexta-feira, na ocasião afirmou que disse que está bem perto do fim o debate sobre a nova concessão de rodovias no Paraná. “Eu acho que a gente está muito próximo de uma solução”. Segundo o governador, há “uma boa vontade do governo federal de resolver esta questão que é muito importante para o Estado”.
Restrição de circulação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que vai estender a restrição de circulação de veículos pesados no trecho entre Curitiba e Paranaguá (BR-277) e entre os estados do Paraná e Santa Catarina (BR-376) nos feriados da Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Corpus Christi.
Mercado externo
O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (CIN/PR) abre as capacitações em comércio exterior de 2023 com o tema “Drawback Como o benefício do Drawback permite a compra de insumos sem tributos e tornar seu produto mais competitivo no mercado externo”. O evento online acontece nos dias 11 e 12 de abril, das 14 às 17 horas, pela plataforma Microsoft Teams, com vagas limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Fiep.
Turismo em ascensão
A Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR) divulgou o levantamento com o número de visitantes nos principais atrativos turísticos do Estado nos últimos quatro anos. De maneira geral, os números confirmam a crescente retomada do setor no pós-pandemia. Em 2022, o Parque Nacional do Iguaçu foi novamente o principal atrativo do Paraná, com 1.434.308 visitantes. O número é 118% maior do que o registrado em 2021 (655 mil).
Turismo em ascensão II
“Foz é nosso principal destino de turistas estrangeiros, enquanto Curitiba atrai mais visitantes do Interior do Paraná e de estados vizinhos. Esse turismo interno reagiu mais rápido ao fim da pandemia. As pessoas optaram por viagens mais curtas, muitas vezes deslocando-se no próprio veículo. Somente agora o turismo internacional está voltando à normalidade”, analisa o secretário do Turismo, Marcio Nunes.
Mais obras
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, recebeu na sexta-feira, 24, o governador Ratinho Júnior para assinatura de obras que serão realizadas em Maringá e nos distritos de Floriano e Iguatemi, com investimento de mais de R$ 70 milhões. Foram anunciados três novos projetos para Maringá: a construção de uma usina fotovoltaica no Aeroporto, a construção do Trevo do Catuaí e da Ponte entre Maringá e Sarandi.
Empregos
As Agências do Trabalhador do Paraná iniciam a semana com 14.096 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.950 oportunidades em todo o Estado. O maior volume está na Região Metropolitana de Curitiba, seguido de Londrina, Toledo, Cascavel e Apucarana. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. O agendamento deve ser feito pelo link: https://www.trabalho.pr.gov.br/Trabalho.
Qualifica Paraná
Siqueira Campos é a primeira cidade do Norte Pioneiro a receber o Programa Qualifica Paraná. O programa é uma parceria entre governo estadual e Senai que oferta o curso completo de gestão e planejamento. O curso tem três meses de duração. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Agência do Trabalhador da cidade.
Prisões prorrogadas
A juíza Gabriela Hardt prorrogou por cinco dias as prisões temporárias de dois membros do PCC investigados por planejar ataques contra Sérgio Moro. A PF havia pedido a prisão preventiva, enquanto as defesas queriam a revogação das detenções. Além do senador, os criminosos tinham como alvo o promotor Lincoln Gakiya, do Ministério Público de SP. Visto como inimigo número 1 da facção, foi ele quem defendeu a transferência, em 2019, do chefe do PCC, Marcola, e seus comparsas para um presídio federal em Rondônia.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.