conecte-se conosco

ADI Paraná

Educação pública

Publicado

em

ADI

O deputado Hussein Bakri anunciou mais de R$ 7 milhões em reformas de escolas estaduais de Foz do Iguaçu. No evento “Educação em Ação”, o parlamentar assinou a partida de obras no mês de março em seis colégios: Costa e Silva, Tancredo Neves, Manoel Pena, Ulysses Guimarães, Barão do Rio Branco e Tarquínio Santos. O investimento de R$ 5 milhões será custeado por Itaipu, enquanto a gestão das reformas ficará a cargo do Governo do Estado.

Foto: Assessoria

Educação pública II

“O Governo do Paraná tem muito claro o objetivo de tornar a educação pública do Paraná a melhor do Brasil assim como os caminhos para atingir essa meta. Um deles passa pela melhoria na infraestrutura das 2,1 mil escolas estaduais, o que garante ambientes mais modernos e confortáveis para alunos, professores e funcionários”, destacou Hussein Bakri.

Bancada dividida

A bancada federal do Paraná se dividiu na votação que aprovou a legalização dos cassinos, jogo do bicho e bingos no País. Dos 30 parlamentares do Estado, 14 votaram contra a proposta, 12 a favor e 4 se abstiveram. O texto-base foi aprovado por 246 votos favoráveis e 202 contrários. A regulamentação dos jogos de azar vai agora para o Senado.

Solidariedade

O Governo do Estado do Paraná se solidariza com a população ucraniana, que vive um pesadelo com a ofensiva militar da Rússia contra o seu país, deflagrada nesta quinta-feira (24). “Temos fortes laços com a Ucrânia. Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem”, destacou o governador em exercício Darci Piana.

Portas abertas

A Prefeitura de Prudentópolis encaminhou um ofício para a cidade ucraniana de Ternópil, nele a cidade oferece refúgio para os moradores do país devido aos ataques da Rússia. A cidade da região Central do Paraná tem a maior comunidade ucraniana no Brasil e é considerada cidade-irmã de Ternópil.

Janela partidária

O deputado federal Pedro Lupion, ex-presidente do Democratas, deve se filiar partido Progressistas na janela de transferência que abre na próxima semana. Nesta semana foi confirmada a filiação do deputado estadual Tião Medeiros, pré-candidato a deputado federal. Ricardo Barros, líder do Governo Bolsonaro, tenta reforçar o Progressistas para ter a maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná a partir de abril. O convite também já foi feito aos deputados Alexandre Curi, Jonas Guimarães, Artagão Junior e Luiz Cláudio Romanelli, todos no PSB.

Vaga presidencial

Na próxima semana o PTB pode começar a indicar a pessoa ocupante da vaga da presidência do partido no Paraná. Uma das concorrentes é a conservadora bolsonarista Bethy Frank, ex-candidata à Prefeitura de Campo Magro, em 2020. Também se fala nos bastidores da volta de Flávio Martinez, opção apoiada até mesmo pelo presidente de honra Roberto Jefferson.

Pé nas estrada

O ex-governador Orlando Pessuti esteve percorrendo o Paraná em busca de apoio para viabilizar a sua candidatura ao Senado. Nos últimos dias, esteve na Região do Oeste, Cascavel e municípios vizinhos. Na semana do Carnaval, estará no Vale do Ivaí e na região de Maringá reativando contatos. Pessuti, que é presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães, está agregando seus aliados e prefeitos fiéis, que não esqueceram o trabalho feito enquanto deputado estadual, vice-governador e governador.

Declaração de IR

A Receita Federal anunciou algumas mudanças que poderão representar facilidades para a declaração do Imposto de Renda (IR) deste ano, que tem como base o ano de 2021. O período de entrega das declarações será entre 7 de março e 29 de abril, e os lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro. A expectativa da Receita é receber 34,1 milhões de documentos até o final do prazo.

Doenças raras

O dia 28 de fevereiro marca a celebração do Dia Mundial de Doenças Raras. Segundo a OMS, em todo o mundo existem cerca de 7 mil doenças raras já descritas, sendo que 80% delas têm origem genética/hereditária e as demais costumam estar associadas a infecções bacterianas ou virais ou mesmo infecções alérgicas e ambientais. No Paraná, foi implantado em 2015 o Cadastro Sidora (Síndromes e Doenças Raras). Em 2020, o Sidora registrava 391 pessoas cadastradas com 123 tipos de doenças/síndromes identificadas em 135 municípios do Estado.

Alta nos combustíveis

O diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Cláudio Mastella, disse que a empresa vai aguardar a evolução do cenário internacional antes de decidir por repasses da disparada da cotação do petróleo após o início dos ataques russos à Ucrânia. No Paraná, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e lojas de Conveniência do Paraná (Paranapetro) ainda não se manifestou sobre o aumento no preço dos combustíveis.

Mala pronta

O vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL) confirmou que está deixando o PRTB para se filiar ao Republicanos e o evento de mudança partidária do general Hamilton Mourão será no dia 16 de março, às 18h, na sede nacional da sigla, em Brasília. Em respeito às medidas de prevenção contra a Covid-19, o ato será restrito a convidados e imprensa.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade