conecte-se conosco

ADI Paraná

Doses de vacinas

Publicado

em

Coluna ADI

O Paraná receberá nos próximos dias mais 397.690 doses de vacinas contra a Covid-19. São 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, e 360.250 da Covishield, da união entre Fiocruz/AstraZeneca/Oxford. Segundo o informe técnico do Governo Federal, as doses são destinadas às primeiras aplicações em grupos prioritários já contemplados e, pela primeira vez, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos. Ainda não há data de envio.

Doses de vacinas II

O Paraná aplicou até esta terça-feira (1) 3.721.565 doses na população, sendo 2.543.062 com a primeira dose (mais de 50% do grupo prioritário) e 1.178.503 com a segunda (imunização completa). Os números são do vacinômetro do governo federal, atualizado em tempo real pelos municípios.

PNI

A sede do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pela venda do patrimônio verde do país não alcança somente a floresta amazônica como também pode comprometer uma das últimas reservas da Mata Atlântica encravada no cone sul da América Latina: o Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Estima-se que essa unidade de conservação, com 185 mil hectares localizada na fronteira com a Argentina, abrigue mais de 250 espécies de árvores, 550 de aves, 120 de mamíferos, 79 de répteis e 55 de anfíbios. É o último grande remanescente de Floresta Atlântica de interior no Brasil, abrigando árvores como perobas e canelas, praticamente extintas na natureza.

Testou positivo

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) foi diagnosticado com Covid-19. A informação foi dada pelo próprio parlamentar, nas redes sociais. “Recebi há pouco meu teste para covid-19 e infelizmente foi detectado o coronavírus. Vou permanecer trabalhando em isolamento e seguir todos os protocolos de saúde”, escreveu Romanelli. “Peço aos que tiveram contato comigo que fiquem alertas para qualquer sintoma”, afirma ele.

Turismo

Ciclo de debates sobre a retomada do turismo no pós-pandemia, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR), presidida por Fernando Collor (Pros), autor da iniciativa, concluiu que retomada do turismo ocorrerá somente após a vacinação massiva da população, exigindo a adoção de novos protocolos de segurança em todo o setor e a redefinição da imagem do Brasil em relação ao mercado externo.

Turismo II

A discussão teve como tema “O Brasil na retomada do turismo internacional: estratégias para a ampliação de turistas estrangeiros no país”. Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, disse que houve 88% de queda nas viagens internacionais e na América do Sul, citando dados da Organização Mundial do Turismo.

Reforma tributária

A reforma tributária não deverá ser grande, mas melhorará o sistema de cobrança e de arrecadação de tributos no país, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Na avaliação de Lira, o desmembramento da proposta de reforma tributária deverá aumentar as chances de aprovação de algum trecho. “A reforma tributária possível não pode ser a maior, mas será melhor do que o sistema atual. Temos que fazer a melhor reforma possível, não a maior reforma tributária impossível”, declarou.

Pleito 2022

O vice-presidente do Patriota, Ovasco Altimari, convidou o apresentador José Luiz Datena para ser candidato da legenda à Presidência da República em 2022. Datena, que hoje está no MDB, disse à Folha que não tomará qualquer decisão no momento. Ontem, o Patriota rachou após a filiação de Flávio Bolsonaro, que anunciou a chegada do pai no partido presidido por Adilson Barroso.

Neste ano!

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Economia, Paulo Guedes, disseram que o Brasil terá toda sua população vacinada até o final do ano. A fala foi feita por Queiroga e confirmada por Guedes em videoconferência, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021 – evento organizado pela Apex-Brasil, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo governo federal, voltado a investidores estrangeiros.

Enem

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. “Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano.  A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, postou o ministro na rede social.

CPI da Covid

A ministra Rosa Weber foi definida relatora da ação conjunta movida por governadores em busca de salvo-conduto para não comparecerem à CPI da Covid no Senado Federal. Na ação, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), os mandatários pediram que uma decisão cautelar fosse tomada o quanto antes. O objetivo é que os governadores já convocados sejam desobrigados a prestar depoimento e que a aprovação de novos interrogatórios fique proibida desde já.

Pfizer no Brasil

O Brasil recebe nesta semana mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. O volume será dividido em três lotes: nesta terça e na quarta-feira, chegam 936.000 unidades; na quinta-feira, mais 527.000 doses. Os imunizantes foram fabricados na cidade de Kalamazoo, nos EUA, e desembarcam no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Até o fim deste mês, o Ministério da Saúde prevê a chegada de quase 13 milhões.

Predominante

Um estudo realizado pela Rede Genômica Fiocruz mostrou que a P.1, variante do coronavírus identificada em Manaus, corresponde a 91,9% dos casos de Covid-19 confirmados no país em abril. A cepa ganhou espaço em janeiro, quando houve a crise por falta de oxigênio no Amazonas. Atualmente, em segundo lugar está a variante B.1.1.28, identificada na Inglaterra. Sua frequência, porém, é muito menor: 3,57% dos casos. Segundo os pesquisadores, foi essa mutação que deu origem à P.1, que tem maior capacidade de infecção que a cepa origina.

Fonte: AEN

Publicidade










plugins premium WordPress