conecte-se conosco

ADI Paraná

Destaque internacional

Publicado

em

A Pirâmide Solar do Caximba é destaque no site do C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática), que reúne as melhores iniciativas das cidades no combate às mudanças climáticas. “Um projeto histórico que representa a primeira usina solar a ser construída em um antigo aterro sanitário da América Latina”, enaltece o título da matéria da publicação internacional, no site do C40.

Pirâmide Solar
O prefeito Rafael Greca inaugurou a Pirâmide Solar do Caximba no aniversário dos 330 anos da cidade, no dia 29 de março. A Pirâmide Solar do Caximba tem 8,6 mil painéis solares e uma potência máxima instalada para gerar até 3,5 megawatts de energia. Toda a energia produzida pela Pirâmide Solar do Caximba é distribuída para a rede da Copel e repassada para 300 imóveis públicos da Prefeitura de Curitiba.

Por QR Code
A partir desta semana, a Sanepar passa a emitir as faturas de água com código QR Code que permite o pagamento via Pix. O código QR Code estará nas faturas impressas e digitais. A Sanepar alerta que o código para pagamento via Pix estará sempre na fatura – impressa ou digital. Ele não será enviado de forma separada.

Na rota
A reforma da pista do Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, de Arapongas, passou dos 90% de execução e deve ser entregue nas próximas semanas. As obras começaram em junho do ano passado, com o objetivo de alargar a pista de pouso e decolagem e aumentar sua extensão. “Arapongas já está incluída nas rotas aéreas do Paraná, com a reforma poderá receber aeronaves de maior porte, expandido a oferta de voos aos usuários”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Vestibular de inverno
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) definiu a data do período de inscrições para o Vestibular de Inverno de 2023 da instituição. As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de maio e 10 de julho. O edital das inscrições será publicado no dia 18 de julho e os locais de provas serão divulgados a partir do dia 27 do mesmo mês. A prova será realizada em 27 de agosto de 2023.

Mandatos
A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quarta-feira (24) mandados de busca e apreensão em operação contra crimes de lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral, corrupção eleitoral e furto qualificado. Os mandados são cumpridos em Curitiba e Umuarama. As investigações apontaram que os suspeitos praticaram crimes eleitorais durante o pleito de 2022, como compra de votos em diversos municípios do Paraná.

Cooperativas-escola
A CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou o debate do projeto de lei que dispõe sobre o funcionamento das cooperativas-escola no Estado. O PL de autoria do Poder Executivo visa regulamentar o funcionamento das Cooperativas-Escolas nos colégios agrícolas e florestais da rede estadual de ensino do Paraná.

Cooperativas do Paraná
As 62 cooperativas agropecuárias paranaenses registradas no Sistema Ocepar encerraram 2022 alcançando faturamento de R$ 160 bilhões, valor 18,49% superior ao obtido no ano anterior. A maior parte desse montante é procedente dos produtos industrializados (39%), seguido dos in natura (30%), insumos (27%), bens de fornecimento/consumo (2%) e prestação de serviços (1%).

Energia fotovoltaica
A Cocamar Cooperativa Agroindustrial tomou a iniciativa de fazer a doação de sistemas de produção de energia fotovoltaica (solar) para entidades assistenciais de municípios localizados nas regiões onde atua. As três primeiras entidades a receber o sistema são de Maringá: o Recanto Espírita Somos Todos Irmãos, o Encontro Fraterno Lins de Vasconcelos e a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR).

Lava Jato
A juíza federal Gabriela Hardt assumiu a condução dos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, um dia após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) afastar o juiz Eduardo Appio. Gabriela atuou como substituta do ex-juiz Sérgio Moro na condução da investigação. Também foi responsável pela sentença que condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2019.

Dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta semana mais 12.206 novos casos e nove óbitos por dengue no Paraná. No total, conforme a secretaria, são 66.289 casos confirmados e 51 mortes desde o início do período epidemiológico, em julho de 2022. A Sesa também confirmou mais 101 casos de chikungunya, somando 550 confirmações da doença no Paraná.

Arcabouço fiscal
A Câmara dos Deputados aprovou, no fim da noite desta terça-feira (23), o texto-base do arcabouço fiscal, novo regime que regulamenta as contas da União e irá substituir o atual teto de gastos. A proposta foi aprovada com folga, por 372 votos favoráveis e 108 contrários.

Medidas
Critérios para a variação real da despesa são fixados de forma permanente, sem depender do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A medida estabelece que, a cada ano, haverá limites da despesa primária reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e também por um percentual do quanto cresceu a receita primária descontada a inflação.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Publicidade






Em alta