Connect with us

ADI Paraná

Colégios cívico-militares

O governador Ratinho Júnior enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza o funcionamento de até 200 colégios cívico-militares

Publicado

em

O governador Ratinho Júnior enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza e regulamenta o funcionamento de até 200 colégios cívico-militares no Paraná. A proposta “dará a disciplina legal necessária à segurança jurídica do modelo de gestão cívico-militar, evitando confusões e excessos e garantindo que esse tipo de experiência cumpra adequadamente os objetivos a que se propõe”, diz a justificativa.



Excelência

“Já temos no Paraná um nível de excelência no quadro de servidores da educação, e os colégios cívico-militares serão uma opção a mais aos pais. Isso virá para se somar ao grande trabalho feito aos alunos nas 2,1 mil escolas estaduais, sob comando do secretário Renato Feder. Todos estão trabalhando com afinco para levar o Estado ao primeiro lugar nacional do Ideb e a Assembleia dará total apoio a esse projeto”, afirmou o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo no legislativo e presidente da Comissão de Educação.


Tiago em Londrina

O PSB lançou o deputado Tiago Amaral como candidato a prefeito de Londrina. A convenção transmitida pela internet não definiu ainda quem será o candidato a vice-prefeito na chapa. “Estamos tentando desenvolver ainda um sistema que nos conecte de forma mais direta com o cidadão”, disse Tiago Amaral sobre a campanha.


Curitiba
O PSL lançou o deputado delegado Francischini como candidato à prefeitura de Curitiba. “É preciso olhar para a frente e superar essa velha política, que tenta comprar votos com ilusões, piadinhas de mau gosto, risadinhas que escondem um coração de pedras para os mais pobres”.


Total apoio

O deputado Pedro Lupion (DEM) vai apoiar a reeleição do prefeito Neto Haggi (MDB) em Cambará e para vice João Luiz Del Col (MDB). “Venho demonstrar meu total apoio para essa dupla. Pessoas de respeito e que tem vários projetos para continuar as melhorias de Cambará”.


Voos diários

A Azul voltou a operar em Cascavel com voos diários para Viracopos/Campinas. Os voos de segunda à sexta e conectarão os paranaenses a toda a malha nacional e internacional da Azul. Puxando a retomada gradual e segura do serviço aéreo no país, a companhia deve ofertar 407 voos por dia para 88 destinos no Brasil e no exterior a partir do próximo mês.

Só em 2021

Em assembleia, a APP-Sindicato fechou a questão. Os professores da rede estadual só voltam às aulas presenciais em 2021.

Retomando
Menos de uma semana após paralisar os testes devido a efeitos adversos graves em uma voluntária, Oxford e a farmacêutica AstraZeneca decidiram retomar os estudos da vacina contra a Covid-19. A empresa informou que um comitê independente concluiu suas investigações e recomendou o seguimento da pesquisa. A Anvisa aprovou o reinício dos ensaios clínicos a partir desta semana.


Tensão…
A semana pode ser determinante para o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos). Hoje, o STJ deve julgar o pedido para interromper as investigações do MP que apuram as rachadinhas em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O caso será levado à sessão pelo ministro Felix Fischer, relator das ações apresentadas pela defesa do senador. Fischer já negou o pedido em outras duas ocasiões.

Ainda não!

Sergio Moro é o principal nome nas pesquisas a ameaçar a cadeira do presidente em 2022. A bancada defensora da Lava-Jato na política segue ativa e terá candidatos a prefeito e a vereador em diferentes municípios país afora, mas nada disso anima Moro a entrar na campanha. Moro decidiu que não irá pedir votos nem apoiar candidato nessas eleições.

Reta final

O final de semana de convenções terminou com 13 candidatos a prefeito de Curitiba confirmados em convenções pelos partidos. Até amanhã (quarta-feira, 16), quando termina o prazo, o PT, MDB e PP devem lançar outros nomes, fechando o quadro de concorrentes às eleições majoritárias na capital.

Reciprocidade
O governo brasileiro já permite a circulação de moradores das cidades da fronteira pela Ponte da Amizade, ligação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Porém, a portaria brasileira exige reciprocidade. “Do lado brasileiro, já temos a norma a nosso favor, ou seja, pela liberação do acesso à ponte para fronteiriços. O que é preciso agora é que o Paraguai adote o mesmo procedimento, de modo formal”, disse o presidente da Codefoz, Mario Camargo.


Queimadas
Segundo a Metsul, imagens de satélite mostram que um denso corredor de fumaça que avança sobre o Pantanal alcançou o Paraná. Os dados do Inpe revelam que, entre 1º de janeiro e 31 de agosto, foram registrados pelos satélites um total de 10.153 focos de incêndio no Pantanal, bioma que soma 150 mil quilômetros quadrados, localizados nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Renda Brasil

O Governo Federal negocia a inclusão no texto da Constituição dos principais conceitos do Renda Brasil, programa social que vai substituir o Bolsa Família. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), informou que o objetivo é garantir o direito a uma renda mínima a todo cidadão brasileiro. Entre os conceitos que serão incluídos, ficará definido que o Renda Brasil vai cuidar dos brasileiros desde a primeira infância até o primeiro emprego.


Más experiências

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) criticou a posição do governo federal frente ao aumento dos preços dos alimentos.  “Não dá para voltarmos ao passado, como no governo Sarney que penalizava os donos de supermercados. Experiências mal sucedidas nunca mais. Sabemos que o congelamento de preços em supermercados não funciona”, disse. 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www. adipr.com.br.