conecte-se conosco

ADI Paraná

Bolsonaro na Expoingá

O deputado federal e líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), anunciou através do seu twitter, que o presidente Jair Bolsonaro confirmou presença nas comemorações do aniversário de Maringá

Publicado

em

ADI
Ricardo Barros (PP) anunciou que o presidente Jair Bolsonaro estará presente na Expoingá (Foto: Divulgação)

O deputado federal e líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), anunciou através do seu twitter, que o presidente Jair Bolsonaro confirmou presença nas comemorações do aniversário de Maringá. “Dia 5 de abril entreguei a ele o convite e hoje tivemos a confirmação. Logo teremos mais detalhes da visita”. Bolsonaro deverá participar da Expoingá, uma das maiores feiras agropecuárias do Sul do País.

Retroagindo…
Em artigo publicado esta semana, o senador Oriovisto Guimarães faz uma crítica às proposições do executivo federal de pautas retrógradas que não contribuem para o crescimento e desenvolvimento da nação, segundo ele, coisas que foram superadas há mais de 300 anos, 500 anos ou mais. “Nós estamos discutindo terraplanismo. Nós estamos obrigando os nossos astrônomos a provarem, de novo, que a Terra é redonda e gira. Nós estamos discutindo se a vacina vale ou não ou se transforma gente em jacaré”.

Desviando o foco
E é nessa onda de rebaixamento da inteligência média que “nós estamos aprovando o fundão eleitoral de R$ 5 bilhões; achando natural que haja bilhões e bilhões para a RP 9; e que agora venha um projeto de lei falando que vamos aumentar gastos governamentais de publicidade em vésperas de eleições.  Estamos discutindo o próprio Montesquieu, estamos discutindo a validade da democracia, o equilíbrio entre Poderes”, observou o senador.

Setor automotivo
O Paraná é o estado que mais emprega no setor automotivo e de reparação de veículos na Região Sul. Dados de 2020 e 2021 da Rais, do Novo Caged e do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam o estado com 60.981 postos de trabalho ocupados no setor em mais de sete mil empresas especializadas. Números superiores aos do Rio Grande do Sul, com 55.423, e de Santa Catarina, com 42.581. O Paraná fica atrás apenas de Minas Gerais, com 85.214, e de São Paulo, na liderança, com 284.168.

ICMS ecológico
Clevelândia alcançou, em março de 2022, a posição de 25º município do Paraná com maior valor de repasse mensal de ICMS Ecológico por Biodiversidade para os municípios. O ICMS Ecológico por Biodiversidade trata do repasse financeiro aos municípios que abrigam Unidades de Conservação ou mananciais em seus territórios para abastecimento de municípios vizinhos.

ICMS ecológico II
Entre os investimentos realizados pelo Município e que auxiliaram na conquista, de acordo com Elaiz Buffon, professora e gestora das Unidades de Conservação Fama, mantida pela e Prefeitura de Clevelândia, “destaca-se a contratação realizada em fevereiro deste ano, do licenciamento do Sistema ArcGIS, desenvolvido e fabricado pela Environmental Systems Research Institute, Inc. (ESRI), localizada em Redlands, Califórnia-USA”. Segundo a professora, Clevelândia é o primeiro município paranaense de até 20 mil habitantes a utilizar a ferramenta.

Nova composição
A executiva municipal do PSDB de Londrina vai reunir os filiados do partido e lideranças do Município para a apresentação de sua nova composição e suas metas de trabalho. O encontro será nesta quinta-feira, dia 05 de Maio, nas dependências do Hotel Crystal, na rua Quintino Bocaiúva, 10. Centro – Londrina. A reunião contará com a participação do pré-candidato ao governo do Estado, César Silvestri Filho. Participantes devem confirmar presença.

Convocados
A UEL publica nesta quinta-feira (05), às 12 horas, a relação dos candidatos aprovados na 2ª convocação do Vestibular 2022. A lista será publicada no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS). Os aprovados precisam fazer a pré-matrícula até o próximo dia 11 de maio, no Portal do Estudante, e enviar os documentos pessoais e acadêmicos entre os dias 5 e 12 de maio. A relação completa de documentos está disponível no Manual do Candidato.

Saúde organizada
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anunciou a reorganização e investimento no sistema municipal de Saúde, com foco principal na implantação de um novo modelo de planejamento e gestão para a saúde. Com a proposta, uma Unidade de Saúde será transformada em Centro de Atendimento da Criança. Esse Centro vai estar integrado com as UPAS e com o Hospital Materno Infantil gerido pelo Estado. Outra medida é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas. “Se tudo correr bem a nova UPA Uvaranas vai começar a funcionar no ano que vem, quando comemoraremos os 200 anos de Ponta Grossa”, disse Elizabeth.

Melhores do mundo
Segundo o ranking do Center for World University Rankings (CWUR), cinco universidades paranaenses estão entre as melhores do mundo. São elas: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem a melhor colocação, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Imobitech
Foz do Iguaçu será sede da Imobitech, um dos maiores eventos do mercado imobiliário. O evento está programado para os dias 06 e 07 de maio no Mabu Thermas Grand Resort. Serão mais de 24 horas de programação com 29 experts no palco apresentando as melhores estratégias do mercado, propondo novas soluções e um olhar diferente para profissionais do setor e investidores da construção civil e ramo imobiliário.

Bingo
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulariza os jogos de azar, Felipe Carreras (PSB-PE). Pacheco sinalizou que poderá pautar o projeto no Senado ainda em 2022. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano e, desde então, está parada na gaveta do senador do PSD mineiro.

Lançamento
O movimento Vamos Juntos Pelo Brasil será lançado sábado, 7, no Expo Center Norte, em São Paulo. Haverá pronunciamentos do ex-governador Geraldo Alckmin e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) e participação dos presidentes e lideranças do PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, centrais sindicais, movimentos sociais e outras personalidades.  

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade