conecte-se conosco

ADI Paraná

Boa relação

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, informou que vai se reunir com o governador Ratinho Júnior no próximo dia 28, em Curitiba

Publicado

em

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, informou que vai se reunir com o governador Ratinho Júnior no próximo dia 28, em Curitiba.  “A Itaipu tem prioridades e também tem coisas em comum com o governo do Estado. Vamos ter uma reunião prevista para o dia 28. Vamos mostrar para o governador, exatamente como fazer essa relação, uma relação institucional de governo. Temos projetos que faremos em comum também com o Estado e com isso quem ganha é a população paranaense”, afirmou. Verri, disse que o foco de atuação da empresa vai priorizar as políticas sociais, ambientais e de infraestrutura.

Bem avaliados
O Ensino Superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil. Foram avaliadas 2.012 instituições, 30 tipos de cursos em diferentes áreas do conhecimento. Os dois indicadores utilizados, entre os que avaliam a qualidade da educação superior no Brasil, fazem parte do ciclo de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), calculados pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação.

Na liderança
Líderes no Estado, UEL, UEM e Unioeste figuram também entre as 30 instituições de ensino superior mais bem classificadas do Brasil, no Índice Geral de Cursos (IGC). A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está na faixa 3, atendendo plenamente aos critérios de qualidade do MEC.

Novo comando
O engenheiro Victor Hugo Dantas vai comandar o PSDB de Londrina. A decisão foi anunciada pelo ex-governador Beto Richa. O partido estava sob o comando da advogada e empresária Fernanda Viotto. Segundo Dantas, o objetivo é reestruturar a sigla e buscar “sangue novo” para compor as fileiras até porque ano que vem tem eleição municipal. O PSDB já chegou a ter 4 vereadores na Câmara e era considerado um dos mais fortes partidos em atividade na cidade.

Comportas abertas
As comportas do vertedouro de Itaipu Binacional foram reabertas no sábado (15) após apenas 12 dias do fechamento. Segundo a assessoria, a decisão foi realizada em função da abertura de outras comportas de usinas acima da Itaipu e também devido à previsão de chuva para os próximos dias. Por isso, é necessário abrir as comportas para liberar o excesso de água. As visitas turísticas não sofreram alterações. Os ingressos para visitar Itaipu podem ser comprados no site da usina.

Substituição Tributária
Na terça-feira (18), o deputado Fábio Oliveira fará uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para discutir sobre a extinção da Substituição Tributária. A substituição tributária (ST) é uma das opções adotadas pelos estados brasileiros para facilitar a arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) na cadeia produtiva.

Parlamento em pauta
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná convida para a segunda edição do Assembleia em Debate: O Parlamento em pauta, a ser realizada em formato híbrido, ou seja, presencialmente no Auditório do Legislativo e on-line (via Zoom), nos dias 19 e 20 de abril de 2023. Nesses dois dias de evento, serão apresentados 12 painéis com o objetivo de discutir temas relativos aos parlamentos, sua composição, atribuições e funcionamento. Para mais informações consulte: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/noticias/assembleia-em-debate-o-parlamento-em-pauta-acontece-nos-dias-19-e-20-de-abril

Alta vazão
A vazão de água é de cerca de 1,5 milhão de litros por segundo, equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A última abertura, por tantos dias consecutivos, havia sido registrada em maio de 2011. Conforme a assessoria da hidroelétrica, o vertedouro deve permanecer aberto enquanto “as condições de afluência se mantiverem elevadas”.

Premiação internacional
Luiza Nery, designer curitibana, é uma das vencedoras do iF Gold Award 2023, um dos prêmios mais importantes de design no mundo. O anúncio dos vencedores ocorreu na semana passada, em Berlim, na Alemanha. Luiza foi reconhecida na categoria de Design de Serviço, pelo desenvolvimento de um app para o programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba. Por meio do programa, moradores trocam materiais recicláveis por frutas e verduras.

Negócios internacionais
O  Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN/PR) promove encontro para fomentar negócios com a Polônia. O evento ocorre nesta quarta-feira (19), das 9h às 17h30, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.  O evento contará com a participação de seis empresas polonesas que atuam em áreas como tratamento de água, biotecnologia ambiental, eficiência energética, diagnóstico de imagem, software para negócios e eficiência da produção.  Para fazer a inscrição acesse o site da Fiep. Para obter mais detalhes e informações da programação, acesse cinpr.org.br.

Impacto ambiental
Formada pela Universidade Federal do Paraná, Luiza foi uma entre os 68 profissionais brasileiros que se destacaram na premiação. O projeto busca ajudar as pessoas a monitorarem o impacto de suas ações ao trocar os recicláveis por alimentos e orientar sobre materiais que podem ou não ser reutilizados ou reciclados. A proposta, que não foi apresentada à administração municipal, é que a tecnologia fortaleça o trabalho do programa social, incentivando a participação da comunidade.

Gabinete de crise
A Secretaria da Segurança Pública ativou o Gabinete de Gerenciamento de Crise com foco na elaboração de ações de prevenção e combate a eventuais casos de violência que possam ocorrer nas instituições de ensino do Paraná. “A comissão pretende atuar de maneira permanente, com várias instituições. Todas as ações serão fiscalizadas pelos órgãos de inteligência, que passarão informações para as outras instituições”, explicou o secretário coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Publicidade






Em alta