conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Vacinação em Paranaguá inicia no sábado, 13

Pré-cadastro já pode ser feito por pessoas de 9 a 44 anos, 11 meses e 29 dias

Publicado

em

A campanha de vacinação contra a dengue começa no sábado, 13, em Paranaguá, no chamado Dia D. O público-alvo é o da faixa etária de 9 a 44 anos, 11 meses e 29 dias. Para facilitar, o Governo do Estado disponibilizou um pré-cadastro, que já pode ser realizado por essas pessoas. O principal objetivo é otimizar o atendimento nos dias de vacinação, quando serão imunizados cerca de 92 mil parnanguaras.

O pré-cadastro pode ser realizado por meio do site vacinadengue.saude.pr.gov.br, que pede informações sobre o município de residência, número do RG, data de nascimento e o código de verificação solicitado pelo sistema. Na segunda página, é preciso preencher os dados pessoais e o local onde gostaria de ser vacinado. Para finalizar, um e-mail e uma mensagem no celular são enviados com a confirmação do registro. O código informado pelo sistema deve ser apresentado no dia da vacinação. O processo é rápido e garante a agilidade no atendimento.

“Fazendo o cadastro prévio, no momento que chegar para tomar a vacina, já poderá entrar para tomar a dose e ir embora. Quem não fizer o pré-cadastro, deve fazer diretamente nas unidades, que estarão contempladas com profissionais”, afirmou a diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

A expectativa é que a procura pela vacina seja bastante alta, principalmente nos primeiros dias da campanha, tendo em vista o elevado número de casos de dengue presenciados em Paranaguá durante a epidemia.

A diretora da Regional de Saúde ainda salientou que a campanha será realizada até o dia 3 de setembro. Para a imunização total, haverá mais duas doses, a segunda será aplicada em fevereiro de 2017 e a terceira em agosto do mesmo ano.

O Governo do Estado definiu 30 municípios para receber as doses, são eles: Paranaguá e Assaí (faixa etária de 9 a 44 anos, 11 meses e 29 dias); Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá (faixa etária de 15 a 26 anos, 11 meses e 29 dias).

 

EVITAR NOVA EPIDEMIA

Segundo Ilda, a vacinação é uma ferramenta importante no combate à doença. “O Estado do Paraná está saindo na frente como o primeiro das Américas a fazer a aquisição da vacina e ofertar à população. Ela é um instrumento para evitar uma nova epidemia e todo o sofrimento que nós tivemos”, frisou. Mas, a imunização por si só não resolverá o problema. “A população precisa remover os criadouros, porque o grande vilão é o mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença”, reforçou Ilda.

A vacina Dengvaxia é eficaz contra os quatro sorotipos da doença. “A nossa epidemia foi devido ao sorotipo 1. Fazendo essa proteção, a gente evita também a chegada dos outros tipos que existem. A partir do momento que fazemos a vacinação nesta faixa etária, automaticamente, fazemos uma proteção da comunidade, pois não haverá vírus circulando e causando a doença”, explicou Ilda.

 

PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Os profissionais de saúde dos 30 municípios indicados passaram por capacitação em Maringá, no norte do Estado, no sábado, 6. O treinamento foi realizado pelo laboratório Sanofi Pasteur, que desenvolveu a vacina. Médicos, enfermeiros e outros profissionais ligados ao setor de epidemiologia dos municípios receberam informações sobre as indicações da vacina, principalmente no que tange à faixa etária.

Em Paranaguá, a faixa etária se justifica por essa ser a de maior incidência dos casos na cidade. Além disso, também foi enfatizada a eficácia da vacina nesta faixa de idade. “As doses não poderão ser aplicadas em pessoas abaixo de nove e acima de 44 anos. Estudos em países que tiveram epidemia indicam que a melhor faixa etária é essa escolhida”, concluiu Ilda Nagafuti.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress