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Ciência e Saúde

Upa realiza 1.721 atendimentos em cinco dias

Pronto Atendimento é voltado a questões médicas de urgência

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O Pronto Atendimento 24h conhecido popularmente como UPA em Paranaguá, atende centenas de pessoas diariamente. Somente do dia 3 de julho até às 15h de sexta-feira, 7, foram realizados 1.721 atendimentos na unidade 24h. O superintendente do Pronto Atendimento 24h, Rafael Dalha Valhe Corrêa, informou que a unidade recebe diversas situações de atendimento médico. “Muitas pessoas procuram a unidade devido a resfriados, para atestado médico também é grande, mas o resfriado é o que mais traz as pessoas até aqui”, observou o profissional, lembrando que o Pronto Atendimento 24h é voltado a atendimentos de urgência e emergência, contudo, muitas pessoas acabam não procurando as unidades básicas de saúde, se dirigindo à UPA.

Nesta época do ano, devido ao inverno, a tendência é aumentar o número de atendimentos. “Esse aumento ocorre justamente devido às doenças pertinentes ao inverno”, informou.

 


Superintendente Rafael: “Acredito que 90% dos casos na UPA não sejam atendimentos de UPA. Fizemos inclusive um levantamento com os médicos sobre esses dados”

 

Hoje, o Pronto Atendimento 24h conta com, em média, seis médicos durante o dia e cinco no período noturno. “Atendimentos mais simples devem ocorrer em unidades básicas, mas muitas pessoas preferem vir à UPA para ser atendida, mesmo que demore um pouco, a ir a uma unidade básica para realizar um agendamento. O maior movimento de atendimento ocorre nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras. Isso não significa que ocorram dias atípicos com maior movimento em outros dias da semana”, ressaltou.

 

TRIAGEM

Valhe destacou que é realizada triagem para definir a prioridade de atendimento. “As enfermeiras têm capacidade técnica para verificar e distinguir as prioridades. No atendimento normal sabemos que idosos e crianças têm preferência, contudo, quando se trata de urgência e emergência, a prioridade se dá pelo risco que o paciente corre. Por exemplo, entre uma vítima de 45 anos que está sofrendo um infarto e um idoso com resfriado ou uma criança com um pouco de febre, a preferência será da vítima de 45 anos, pois há risco de morte”, salientou.

O Pronto Atendimento 24h é voltado a casos de urgência e Emergência, contudo, o maior número de casos diariamente poderia ser atendido nas unidades básicas. “Acredito que 90% dos atendimentos na UPA não sejam de UPA. Fizemos inclusive um levantamento com os médicos sobre esses dados”, enfatizou o superintendente.

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