conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Sábado é o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Dengue

Equipes foram de casa em casa imunizar o público de 9 a 44 anos

Publicado

em

As chamadas buscas ativas da Campanha de Vacinação Contra a Dengue foram realizadas na quinta e sexta-feira, 19 e 20, em diversos bairros de Paranaguá. O objetivo é aumentar o índice de vacinados até o fim da campanha, que encerra no dia 27. No sábado, 21, o público-alvo de 9 a 44 anos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para tomar a segunda ou a terceira dose da vacina. Vale lembrar que a primeira dose não está mais disponível.
Nesta semana, foi realizada uma reunião entre membros da Prefeitura de Paranaguá e 1.ª Regional de Saúde para definição das estratégias que seriam adotadas, a fim de alcançar a meta, que é a de vacinar 43 mil moradores que pertencem à faixa etária estipulada.
Até o fim da tarde de quinta-feira, 19, foram alcançadas 4.517 pessoas com a segunda dose da vacina (19,35%) e 19.802 com a terceira dose (47,91%). Tendo em vista que a campanha encerra em menos de uma semana, é preciso que haja mais mobilização dos moradores para que os casos de dengue não voltem a aparecer na cidade. Para isso, a população que ainda não se imunizou deve procurar uma unidade de saúde, a partir das 8h de sábado.

DE CASA EM CASA

Uma das estratégias definida pelas autoridades de saúde foi a de passar casa por casa para vacinar os cidadãos. Na sexta-feira, 20, equipes formadas por agentes comunitários de saúde e de endemias, secretários municipais, superintendentes e diretores da prefeitura, percorreram diversos bairros a fim de levar conscientização sobre o controle da dengue.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim, salientou a participação do secretariado neste trabalho. “Essa união tem sido uma marca do prefeito Marcelo Roque, como tivemos um problema grave como a questão da dengue, a gente tem que trabalhar para que este problema não volte. Nada melhor que unir todas as forças do Poder Público para então trazer a melhor saúde possível”, disse.

Primeira dose da vacina contra a dengue não está mais disponível, apenas a segunda e a terceira doses

 

Toda limpeza pública está sob o gerenciamento da Secretaria de Meio Ambiente e, por isso, ações de Educação Ambiental também estão sendo realizadas a fim de incentivar a remoção de criadouros. “Todas as quartas-feiras, equipes de educadores ambientais da secretaria vão até as escolas municipais e todas as sextas à tarde recebemos escolas na sede da secretaria”, destacou.
Além disso, Raphael Rolim ressaltou que o trabalho de fiscalização para evitar o acúmulo de lixo na cidade também está sendo realizado.

“Aquele morador que colocar lixo em horário inadequado em frente a sua casa será notificado, assim como terrenos baldios sem manutenção. Estamos reforçando também a fiscalização do contrato atual que temos com a limpeza pública para que ele seja bem cumprido para que não tenhamos lixo nas ruas”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente.

Objetivo é alcançar a meta de 43 mil pessoas vacinadas e, desta forma, controlar a doença no município

 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordelini, disse que o foco agora é alcançar um número significativo de pessoas vacinadas. “É um esforço conjunto com o Estado para atingirmos esse objetivo. Este é o momento de revermos estratégias para que possamos conscientizar cada vez mais a população do cuidado em relação ao ambiente, mas principalmente que essa vacina vem fazer a proteção individual de cada pessoa e também daquelas que estão próximas a ela”, lembrou.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress