conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Obras da Unidade do Erasto Gaertner devem ser entregues até o fim do ano

Informação foi divulgada na sexta-feira, 19, após a finalização dos exames

Publicado

em

Com as obras iniciadas há cerca de dois meses, a Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner, em Paranaguá, deve ser entregue até o fim do ano. A ordem de serviço foi assinada no dia 26 de junho de 2019 e, desde então, a expectativa de pacientes que fazem tratamento de câncer só aumenta. O maior benefício do investimento é a possibilidade de receber o tratamento próximo de casa, sem precisar se deslocar até a Região Metropolitana de Curitiba.

O prédio, que é anexo à Secretaria Municipal de Saúde, recebe o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. O espaço foi escolhido por representantes do Hospital Erasto Gaertner, que indicaram as mudanças na estrutura, as quais precisavam ser realizadas para atender o funcionamento da unidade.

Atualmente, os pacientes que precisam ir a Curitiba para realizar quimioterapias e consultas utilizam o serviço de transporte da prefeitura. Com a unidade descentralizada do Hospital, algumas dessas pessoas poderão realizar os procedimentos na própria cidade, com mais comodidade.

TRATATAMENTO PERTO DE CASA

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, acredita que no início de 2020 os serviços já estejam disponibilizados à população que necessita desse atendimento especializado.

“Pensamos em um futuro bem próximo diminuir o fluxo de pessoas indo até a capital. A grande maioria vai fazer o tratamento de câncer na região metropolitana e a nossa unidade está em fase bem avançada. Esperamos que no começo do ano que vem tudo esteja pronto, não só as adequações como os equipamentos e a contrapartida do Governo do Estado para que a população possa fazer o tratamento de câncer e diminuir também essa viagem até Curitiba, dando tranquilidade aos familiares e, aos pacientes uma recuperação melhor”, destacou Marcelo.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, lembrou que a unidade estará em local de fácil acesso a toda a população. “A unidade do Erasto é um sonho. Imagina que hoje, uma pessoa precisa sair de madrugada e ir até Curitiba passar por um tratamento que a deixa debilitada. Várias delas poderão receber esse atendimento aqui, próximo de casa, ao lado do Terminal de Ônibus. A unidade atenderá também toda a região do litoral, os sete municípios. Temos que pensar em união, para que a gente se ajude e consiga dar à população do litoral o melhor atendimento possível”, afirmou Lígia.

VISITA

Dentro de alguns dias, uma equipe de profissionais do Hospital Erasto Gaertner estará no município para acompanhar a obra e tratar de outros assuntos para que o serviço possa ser ofertado o mais breve possível. “Se tudo ocorrer dentro do previsto, a obra será entregue até o fim do ano. Agora, ainda está em andamento e, de forma paralela, estamos adquirindo os equipamentos. Em alguns dias, a equipe do Erasto estará em Paranaguá para acompanhar a obra e vamos alinhar a questão da contratação do pessoal, que sairá através do Hospital e não pela Secretaria de Saúde”, ressaltou a secretária de Saúde.

Na solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras, o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, afirmou que a unidade será colocada em funcionamento cerca de um mês após a entrega.

“Paralelamente, faremos a contratação do pessoal, incluindo médicos, equipe de enfermagem e outros profissionais, e ofereceremos um treinamento lá em Curitiba, em nosso hospital. Também selecionaremos pacientes que tenham condições de iniciar tratamento em Paranaguá”, esclareceu Lago.

150 PACIENTES UTILIZAM O TRANSPORTE

O Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, atende cerca de 150 pessoas do litoral paranaense e, com a nova unidade, localizada em Paranaguá, espera-se que até 65% destes pacientes sejam atendidos sem a necessidade de viajar até a capital, evitando o desgaste físico.
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress