conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Medicamentos para hipertensão são os mais distribuídos na Farmácia Popular

Farmácia Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Publicado

em

Há duas semanas no espaço reformado no centro de Paranaguá, a Farmácia Popular do município vem adequando e facilitando a entrega de remédios para quem necessita. Por falta de manutenção no prédio, a Farmácia Popular estava em funcionamento na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Gabriel de Lara. Hoje, no entanto, está desativada neste local. Para atender a população, a farmácia conta com diversos medicamentos como antibióticos, analgésicos, para diabetes e outros, sendo os para hipertensão os distribuídos em maior quantidade.

O responsável técnico do Centro de Abastecimento Farmacêutico no município, Fábio Gimenes, contou que agora o espaço está bastante organizado e adequado para atender a população. “Os primeiros serviços que estamos disponibilizando são os mais básicos, pretendemos implementar outros porque é um ponto muito bom e o horário estendido que o secretário determinou também foi excelente e atende o pessoal que volta para casa”, disse Fábio.

Agora, a farmácia funciona das 8h às 20h. Segundo o responsável, algumas pessoas ainda procuram a antiga farmácia, na Secretaria de Saúde, por falta de conhecimento sobre a abertura da nova sede. 
Para tratamento da diabetes, a farmácia possui insulina e aparelhos para medição e controle. O profissional destacou que é imprescindível a apresentação da receita médica para que o remédio seja entregue. “Qualquer medicamento que sai da prefeitura deve passar pelo cadastro do SUS, pois colocamos esse número no sistema. Temos o controle de todo medicamento que as pessoas tomam, se a gente coloca o nome da pessoa, conseguimos ver todos os remédios que ela pegou”, explicou Fábio. Alguns dos remédios vêm do Estado para repasse da prefeitura para a população.

OUTRAS FARMÁCIAS

Os moradores em Paranaguá ainda podem retirar o remédio indicado pelo médico em outros locais na cidade. Geralmente, as pessoas preferem pegar naquele que for mais próximo da sua casa. “Nosso laboratório é no João Paulo II, no bairro Divineia, mas se foi atendido por uma unidade de saúde do município, é possível retirar em qualquer uma das farmácias”, orientou Fábio.
Além do João Paulo II, existem farmácias do município hoje na Ilha do Valadares, na Ilha do Mel (no posto de atendimento), Jardim Iguaçu, Alexandra e Serraria do Rocha. “A ideia é ampliar ainda mais, porque tivemos uma redução e agora estamos expandindo novamente e, se forem abertos novos concursos, a intenção é ter uma farmácia em cada unidade de saúde, incluindo a Ilha do Mel”, afirmou Fábio. “A secretaria tem evoluído bastante, e acreditamos que nessa gestão a Saúde dará um grande avanço”, completou.
A medicação de alto risco é fornecida pela Farmácia Paraná, agora instalada na nova sede da 1.ª Regional de Saúde, na Avenida Gabriel de Lara.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress