conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dia D da Vacina da Gripe acontece no sábado

Meta é completar 90% de cobertura vacinal nos municípios do Paraná

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde promove, no sábado, 12, o Dia “D” da vacinação contra a Gripe. A campanha é realizada em todos os 399 municípios do Paraná e segue até o dia 1.º de junho. Na Campanha de 2017, o Paraná bateu a meta de vacinação, imunizando 2,7 milhões de paranaenses. 

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que no sábado, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar os locais de vacinação, principalmente aqueles com dificuldade de acesso durante a semana.

“O Dia D é uma grande oportunidade de mobilização e do alcance da meta de completar 90% de cobertura vacinal do público prioritário. Chamamos todos os paranaenses que reservem um espaço no sábado e compareçam para se proteger”, fala Nardi.
O horário de funcionamento das Unidades de Saúde e postos volantes é definido pelos próprios municípios, sendo que a orientação da Secretaria é manter os pontos de vacinação abertos entre 8h e 17h. 

CAMPANHA

Nesta edição, o público-alvo são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas. 

Até segunda-feira, 7, o Paraná já havia vacinado mais de 1 milhão de pessoas. As maiores coberturas são de puérperas (47,1%) e idosos (46%). No entanto, ainda é baixa a vacinação entre crianças (20,6%) e gestantes (30%). 

“Em média, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será sua eficácia, principalmente no período de baixas temperaturas”, reforça o secretário.

A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no País: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.

AEN

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress