Para realçar o sabor daquela receita deliciosa, que se tem a certeza de que não dá para melhorar, é necessário falarmos um pouco de harmonização de pratos. E aí sim, dá para melhorar. Não se sabe ao certo quando exatamente surgiu a técnica de harmonização de pratos dentro da história gastronômica, no entanto, escalar bebidas para realçar os sabores das refeições que se está oferecendo pode ser considerada uma verdadeira arte, que vem de muitos anos. Especialistas consideram a harmonização uma arte valiosa.
Eduardo Rubens de Andrade, um dos sócios da Rosibrás Atacadista, tradicional empresa do ramo de atacado de produtos alimentícios do Paraná, com mais de 56 anos de história, e um dos melhores Somellier da região, com conhecimento aprofundado sobre vinhos, cervejas e outras bebidas, dá algumas dicas aos parnanguaras para ter mais sofisticação e harmonia na mesa durante as festas.
Ele destaca que a harmonização simboliza a união entre o alimento e a bebida para um melhor aproveitamento da refeição.
“Temos que ressaltar as qualidades da gastronomia de um prato com as qualidades de um bom vinho, ou bebida que venha a ser acompanhada neste jantar ou almoço. Isso quer dizer que a bebida tem que elevar a qualidade do prato, da mesma forma o prato harmonizando com a bebida em seus molhos, em suas preparações e cozimentos eleva a qualidade dos bons vinhos, das boas cervejas, hoje há uma onda de cervejas artesanais e estamos com uma seleção de cervejas muito boa, digna de presentear aquela pessoa do rol de seu relacionamento”, explica Andrade, deixando algumas opções para as refeições de final de ano. “Temos os pratos de carne suína, os quais tradicionalmente estão nas mesas nesta época e harmonizam com alguns vinhos brancos. Temos também como tradição à mesa o bacalhau, que harmoniza com um bom vinho verde de origem portuguesa e também um vinho leve, tinto, que além de refrescado por causa do nosso clima, ele acompanha muito bem com uma uva syrah ou cabernet franc, estes vinhos dão uma perfeita complementação com o bacalhau. Não podemos deixar de falar do churrasco, que pede um vinho mais encorpado, que pode ser um merlot, que acompanha muito bem, sem esquecer do nosso litoral e falarmos de nossas ostras, que servidas ‘in natura’ ou preparada, ela se harmonizam maravilhosamente com um espumante ou champanhe brut, sendo uma harmonização top entre a ostra e as bebidas que possam ajudá-las. Uma realça a qualidade e o sabor da outra”, destaca Andrade.
Um prato típico da região litorânea, nesta época, também é uma boa caranguejada. “Como sugestão para acompanhar esta iguaria muito apreciada, temos como aperitivo excelentes cachaças e vodcas, seja para fazer a caipirinha como a caipirosca, e depois acompanhar o caranguejo, com aquele feijão, um bom vinagrete, uma belíssima e gelada cerveja. Aqui na Rosibrás temos excelentes fontes da cervejaria nacional. Tenho certeza de que você poderá encontrar todo o tipo de bebidas tanto as quentes como as geladas para o paladar de todo o cidadão”, enfatiza Andrade.
No sábado, 30, a Rosibrás Atacadista estará aberta até às 15h, com opções de produtos que contribuirão para uma harmonização perfeita nas festas de final de ano.