conecte-se conosco

Coronavírus

Sesa confirma primeiro caso da variante Ômicron no Paraná e decreta epidemia de H3N2

Anúncios foram realizados na manhã de quarta-feira, 12

Publicado

em

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), em coletiva realizada na manhã de quarta-feira, 12, anunciou que o Estado vive uma epidemia de casos de Influenza H3N2. Além disso, também confirmou o primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19 em um morador de Curitiba. Segundo a Secretaria de Saúde, já existe transmissão comunitária da variante no Estado.

O caso da variante Ômicron trata-se de um homem de 24 anos, morador de Curitiba, que apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de dezembro de 2021, e teve o caso confirmado no dia 18. O caso apareceu em um exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), e logo foi enviado à Fiocruz, no Rio de Janeiro, que fez o sequenciamento genômico e identificou a nova variante.

O primeiro caso da variante foi identificado na África no Sul em 30 de novembro de 2021. O curto período de tempo entre o primeiro caso no mundo e a chegada no Paraná mostra o alto poder de transmissão do vírus e da variante em questão.

“A variante Ômicron é cerca de 2 ou 3 vezes mais transmissível que a Delta, muito semelhante ao vírus do sarampo. Mas aparentemente menos grave que outras ondas, sobretudo por conta da grande cobertura vacinal no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Epidemia de H3N2

A epidemia de H3N2 se justifica pelo alto número de casos já identificados. A Sesa informou que o Estado tem 832 casos confirmados e 12 mortes provocadas pela doença.

“O caráter epidêmico existe por ser maior que nos anos anteriores, o quantitativo de casos é enorme. Não é um surto porque está em todo o território do Paraná, temos casos em aldeias indígenas, já se espalhou, não se trata mais de um surto localizado em comunidades. O número detectado já é maior que o detectado nos últimos seis anos, muito além do esperado”, frisou o secretário Beto Preto. “A gripe tem tratamento nas primeiras 48 horas, mas não temos Tamiflu para o tratamento de todos”, completou o secretário.

Durante a coletiva, Beto Preto comentou as aglomerações ocorridas nas últimas semanas, especialmente no litoral do Paraná e de Santa Catarina em função das festas de fim de ano.

“As aglomerações neste momento não ajudam em nada, isso vale para todas as regiões do Paraná. Caso contrário, todos os nossos hospitais estarão lotados novamente”, alertou o secretário (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Isolamento

Apesar de ter muitos casos registrados de ambas as doenças, que tem ocasionado na procura pela população pelas unidades de saúde e Upas, os mesmos não têm sido revertidos em internamentos e óbitos. A Sesa ressaltou a importância do isolamento como a única forma de reduzir e bloquear a disseminação do vírus. Além do isolamento doméstico, a recomendação é para que as empresas também adotem o afastamento dos funcionários que estejam com sintomas respiratórios para evitar o contágio.

Vacinação

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 tem evitado mortes no Estado, assim como em todo o País. “Temos paranaenses que não se vacinaram e temos aqueles que tomaram somente a primeira dose”, disse o secretário, alertando para o risco dessas pessoas desenvolverem casos graves da doença.

Quanto as vacinas pediátricas, 185 mil doses destinadas a crianças de 5 a 11 anos devem chegar até a próxima semana no Paraná e, em até 24 horas, já chegarão às regionais de saúde.

“A vacinação tem sido fundamental, sem ela não teríamos chegado até aqui. Agradeço a todos os municípios do Paraná que não mediram esforços para fazer a vacinação acontecer e, por isso, hoje temos condições de enfrentar a variante”, destacou Beto Preto.

Já com relação a Influenza, o secretário reforçou que foi enviada a todas as regionais de saúde do Paraná vacinas contra a gripe, que podem ser aplicadas no público em geral. “Ainda temos cerca de 600 mil doses de vacinas contra a gripe”, ressaltou Beto Preto.

Em alta

plugins premium WordPress