Com o aumento na procura por pacientes com sintomas de síndromes respiratórias aliado ao acréscimo da população flutuante que está visitando Paranaguá e cidades vizinhas, a Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde está descentralizando o atendimento para casos de sintomas de síndromes respiratórias.
A Unidade de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento, no Leblon, passa a ser referência para atendimentos de manifestações respiratórias (gripais) auxiliando no desafogamento do Hospital de Campanha e UPA. A unidade atende das 8h às 17h.
O Hospital de Campanha que também é referência no atendimento de síndromes respiratórias, contará com ampliação do espaço de atendimento deixando o local com um ambiente maior para atender os pacientes. O atendimento permanece 24 horas todos os dias, inclusive domingos e feriados e mantém também o atendimento para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
A UPA permanece com atendimentos de Urgência ou Emergência. O local segue a triagem dos pacientes por classificação de risco, ou seja, o atendimento não ocorre por ordem de chegada. O método de classificação de risco (Protocolo de Manchester) conta com as cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, utilizadas para orientar a prioridade do atendimento. Para evitar aglomerações, não é permitida a permanência de acompanhantes com exceção de idosos, pessoas com necessidades especiais, crianças e adolescentes.
As unidades básicas de saúde permanecem com agendamentos de consultas, atestados, vacinas, pré-natal, entre outros serviços já rotineiros.
A Estação Ferroviária se mantém como local de referência para vacinação contra a Covid-19. No local também é possível receber a vacina contra a Influenza H1N1.
Além da vacina, os métodos de prevenção tanto contra a gripe como contra a Covid-19 devem ser mantidos com a utilização de máscara, higienização em especial das mãos e distanciamento social.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá/Secom