A Polícia Federal deflagrou na tarde desta quarta-feira, 1°, a Operação Renitência, que tem como objetivo investigar a distribuição de notas falsas em Paranaguá.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade, expedido expedido pela 9ª Vara da Justiça Federal de Curitiba.
As investigações tiveram início em julho de 2021, após um comerciante local ter procurado a Polícia Federal por ter recebido uma nota de R$ 100,00 falsificada. A vítima apontou as características de uma pessoa que já é conhecida na cidade por repassar moeda falsa.
No curso do inquérito foi possível identificar e qualificar o suspeito e vinculá-lo a outros casos que foram tratados pela Polícia Federal em Paranaguá. Além disso, o mesmo número de série da nota falsa apresentada era correspondente a outras apreensões na região, sem que ainda tivesse sido confirmada a autoria do crime.
A busca resultou na apreensão de três aparelhos celulares utilizados pelo suspeito, que serão analisados na sequência da investigação.
Com a diligência deflagrada nesta quarta-feira, a Polícia Federal pretende identificar a origem das notas falsas e apurar se o suspeito mantém ligação com alguma organização criminosa responsável pelas falsificações.
OPERAÇÃO RENITÊNCIA
O nome da operação faz alusão à renitência, que é a qualidade daquele que é persistente ou teimoso. Isso porque o suspeito, mesmo após ter sido preso em flagrante em 2019 por crime similar, continuou trocando notas falsas na cidade, insistindo na prática criminosa.
Comunicação Social da Polícia Federal em Paranaguá