Um grupo de magistrados, servidores e estagiários do Fórum Cível da Comarca de Paranaguá visitou na sexta-feira, 7, a sede dos Portos do Paraná.
O grupo conheceu o cais público, participou de uma palestra e acompanhou a operação de cargas no Porto de Paranaguá. O objetivo da Administração dos Portos do Paraná é tornar as ações mais transparentes. “A atividade portuária é muito complexa e esta aproximação permite sanar eventuais dúvidas, ter maior interatividade”, explica o diretor jurídico Marcus Freitas.
Para a juíza da 3.ª Vara Cível de Paranaguá, Mércia Deodato do Nascimento, as visitas técnicas permitem uma maior compreensão das questões envolvendo a empresa pública, operadores, empresas e trabalhadores. “Muitas vezes nas ações judiciais a maior dificuldade é a compreensão da dinâmica, as funções de cada agente portuário e as atividades dentro da cadeia produtiva”, explica. Segundo a juíza substituta das varas cíveis, Priscila Soares Crocetti, esta troca de conhecimentos permite aos servidores do Poder Judiciário uma visão mais ampla da atividade portuária. “Ajuda a entender o funcionamento, tanto a logística, quanto algumas questões específicas. Conhecer melhor o mecanismo de funcionamento ajuda muito nas decisões”, destaca.
APPA
Fotos: Claudio Neves/ Portos do Paraná