Religiosidade

Novo manto de Nossa Senhora do Rocio simboliza proteção, amparo e amor

Uma exposição com mantos antigos acontece na entrada da igreja

Na noite do dia 31 de outubro, centenas de devotos estiveram presentes no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio para acompanhar a cerimônia de troca do manto da Padroeira do Paraná. Um dos momentos mais aguardados e emocionantes foi a descida da imagem oficial da Mãe do Rocio do seu nicho, quando foi conduzida entre os devotos.

Na ocasião, o manto de Nossa Senhora do Rocio, que vestirá a imagem até a próxima festa, em 2022, foi apresentado aos fiéis. A produção da nova vestimenta foi inspirada no tema da festividade “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”.

De acordo com o designer que produziu o manto, Fábio Ítalo, o manto simboliza proteção, amparo e amor. “Os bordados em dourado, que adornam o manto, simbolizam a realeza e nos lembram de que Nossa Senhora do Rocio é rainha do céu e da terra. Conforme diz o Salmo 44, ‘À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir”, disse Ítalo.

A concha que aparece no novo manto também tem uma importante simbologia. Ela é utilizada em iconografias sobre a anunciação de Nossa Senhora e remete à água que, por sua vez, é matéria da purificação, da vida nova e da regeneração pelo batismo.

8daiejkl
A nova vestimenta foi inspirada no tema da festividade “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”. Foto: Divulgação / Santuário do Rocio

“Podemos observar que existem cinco relicários em formato de concha, eles são uma homenagem aos dois papas vivos: Papa Bento XVI e Papa Francisco. Além disso, também homenageiam o bispo Dom Edmar Peron, que representa a diocese de Paranaguá, o padre Dirson Gonçalves, missionário redentorista e reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora Rocio e o papa São Paulo VI, que proclamou Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Paraná”, explica Fábio Ítalo.

Além disso, também há o monograma do santíssimo nome da Virgem Maria, junto a uma coroa de doze estrelas, que representa os apóstolos de Jesus Cristo. Para finalizar, a nova vestimenta conta com um broche, que é um crucifixo estilizado, homenageando todas as vítimas da Covid-19.

A peça foi bordada em cetim italiano, fios de linha de ouro, vidrilhos, miçangas, pérolas, strass e pedras semipreciosas. A arte e bordado é de Fábio Ítalo, com a participação de Phillipe Ralph e João Renato Bonaldi.

Exposição dos mantos antigos

No mesmo dia em que ocorreu a cerimônia de apresentação e troca do manto de Nossa Senhora do Rocio, foi inaugurada a “Exposição dos Mantos”, onde foram escolhidos 12 mantos das edições recentes da festa para que os devotos possam relembrar das festividades e de momentos marcantes para com os fiéis.

du3t7nr6
Uma exposição dos mantos antigos de Nossa Senhora ocorre na entrada da igreja. Foto: Cleiton Silveira

“Selecionamos 12 mantos das edições recentes da Festa do Rocio, para lembrar dos 12 apóstolos de cristo. Agradeço a Aline Wapiniki e seu pai, e a Andreza Cruz, que se dedicaram muito para preparar este lugar. E vamos deixar esta exposição na entrada da igreja para que você possa fotografar, para você lembrar que esteve naquela procissão, naquele ano, naquela festa”, comentou o Missionário Redentorista, padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

A Exposição dos Mantos ficará durante toda a festa deste ano, na entrada da igreja, para a visitação.

Com informações do Santuário do Rocio

Você também poderá gostar

Novo manto de Nossa Senhora do Rocio simboliza proteção, amparo e amor

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Novo manto de Nossa Senhora do Rocio simboliza proteção, amparo e amorAvatar de Redação

Redação