conecte-se conosco

Meio Ambiente

Mutirão com limpeza de praias e ações ambientais é realizado em Superagui

Iniciativa acontece até a sexta-feira, 29

Publicado

em

Foto: Arnaldo Alves/AEN - Arquivo- Ilustração

Entre a terça-feira, 26, e a sexta-feira, 29, acontece na Ilha de Superagui, em Guaraqueçaba, um amplo mutirão de limpeza de praias, bem como oficinas artísticas, ações ambientais e plantio de mudas, fazendo parte da “Semana Lixo Zero”. A iniciativa foi divulgada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e envolverá toda a comunidade local, com apoio de associações de moradores e pescadores, entre outras entidades ambientais , artísticas e o Instituto de Água e Terra (IAT).

Segundo a assessoria, a ação é uma parceria da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Goura (PDT), com a Associação dos Moradores, Associação das Mulheres e Associação Turismo de Superagui, Movimento dos Pescadores Artesanais do Paraná (Mopear) e Paraná Lixo Zero.

“A Ilha de Superagui tem população de aproximadamente 1.200 habitantes, se localiza no município de Guaraqueçaba e integra o Parque Nacional de Superagui, criado em 1989 e declarado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco”, informa a Alep.

De acordo com a Assembleia, a iniciativa envolverá toda a comunidade, que é a responsável pelo ordenamento e ocupação do solo. A iniciativa prevê várias oficinas, plantio de mudas nativas, palestras e rodas de conversa, mutirão de limpezas de praias, intervenções artísticas em murais e o encerramento com o tradicional Fandango Caiçara”, complementa.

Válido destacar que o evento é aberto a todos que quiserem participar. “Porém, é preciso se organizar com transporte, acomodações e alimentação, uma vez que a logística fica por conta dos participantes”, informa o Legislativo.

“Além da parceria com as associações e entidades, o evento conta com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT) que doou 2.500 mudas de espécies nativas, e com uma loja de tintas, que doou tintas e materiais necessários para a execução das pinturas dos murais para o Coletivo dos Artistas de Curitiba”, finaliza a Alep.

Com informações da Alep

Em alta

plugins premium WordPress