conecte-se conosco

Portos do Paraná

Guarda recebe treinamento para usar drones no Porto de Paranaguá

Curso de 24 horas em conjunto com outras forças de segurança visa capacitar agentes no uso do equipamento para vigilância de rotina e operações especiais

Publicado

em

Foto: Rodrigo Sell/Portos do Paraná

A Portos do Paraná é a anfitriã de um treinamento de forças de segurança através de drones entre segunda-feira, 18, e quarta-feira, 20. O objetivo é capacitar integrantes da Polícias Federal, Militar e Civil, Guarda Municipal e da própria Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP) ao uso do equipamento em rotinas de vigilância ou mesmo em operações especiais. Ao todo, são 24 horas de aprendizagem teóricas e práticas com o aparato eletrônico.

“É um curso de capacitação de operador de drones para a Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP) com outras unidades de segurança pública explorarem essa ferramenta e dentro das frentes de trabalhos das instituições fazer um bom uso desse equipamento, que vai complementar a vigilância e a segurança pública”, explica o comandante da UASP, Major Cezar Kamakawa.

De acordo com ele, o uso do drone permite ampliar a vigilância sobre os mais de cinco quilômetros de faixa portuária com uma visão ampla sobre todas as dependências e muitas com velocidade maior do que os deslocamentos pelo solo. “É um meio bastante importante e eficientes”, destaca.

O curso está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) diretamente na sede da UASP/Guarda Portuária com representantes das demais forças de segurança. “É importante não só o curso para desenvolver o conhecimento dessa nova tecnologia e aplicar no Porto de Paranaguá, mas também o congraçamento com as outras instituições”, aponta Kamakawa.

Com o treinamento realizado e a capacitação de dois guardas portuários no primeiro curso, a UASP irá abrir o processo para aquisição dos equipamentos próprios e pôr em prática o uso da nova tecnologia.

Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress