Na noite do dia 1.º de outubro, o Instituto Peito Aberto realizou uma live com transmissão na página oficial da Unimed Paranaguá no Facebook. Além da Unimed, a atividade aconteceu em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Folha do Litoral News e Portos do Paraná.
A live teve início às 19h30 com a fala de boas-vindas dos representantes das empresas parceiras do evento, que ocorreu no auditório da Aciap, e teve a participação do médico oncologista Dr. Evanius Wiermann. A programação faz parte das atividades do Outubro Rosa, mês voltado para a conscientização sobre o câncer de mama.
“As mulheres são as grandes acometidas por essa doença e nós sabemos que o quão mais cedo a gente puder dar o diagnóstico dessa doença, maior as chances de cura. Então, estamos trazendo isso como uma forma de conscientização desse grupo, onde trouxemos alguns dados na live sobre como anda o rastreamento durante a pandemia e eu acho que é isso que está preocupando mais as pessoas”, disse o médico oncologista Dr. Evanius Wiermann.
Durante a pandemia, houve uma redução drástica dos dados de busca por cuidados médicos e por prevenção médica, o que fez com que o diagnóstico reduzisse neste período. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que cerca de 60 mil menos diagnósticos em 2021, baseado no rastreamento que foi comparado com o ano passado. “Isso nos preocupa, pois aí a gente trocaria uma pandemia de vírus por uma pandemia de câncer. Daí que vem a importância dessa campanha mais uma vez, junto com a Unimed, com Aciap, Folha do Litoral News e Portos do Paraná, para que a gente possa estar realmente informando a população e conscientizando sobre a importância dessa investigação”, observou o Dr. Evanius Wiermann.
Ao longo do evento, transmitido na página oficial da Unimed Paranaguá no facebook, o público pode se informar sobre a realidade dos casos de câncer de mama, conhecer mais sobre os meios de prevenção e também tirar todas as dúvidas relacionadas à doença.
Marcelo Pinotti, gerente de Estratégias e Operações de Saúde da Unimed Paranaguá, destacou a importância do evento para conscientizar a população sobre o câncer de mama. “O nosso evento tem uma função bastante social, a prevenção do câncer de mama para abrir o Outubro Rosa. Precisamos fazer com que as mulheres se conscientizem e a Unimed Paranaguá vem com essa força para trazer este assunto à tona. Durante a pandemia elas pararam de fazer a prevenção, pararam de fazer consultas, pararam de se cuidar. Então, estamos retomando este assunto para poder instigar e fazer com que elas se cuidem”.
O objetivo com a transmissão ao vivo foi de alcançar o maior número de pessoas e podendo levar o conhecimento e conscientização para toda a família. O Instituto Peito Aberto preparou diversas ações para este mês, destacando os cuidados preventivos com a saúde como atenção à qualidade de vida, alimentação, prática de exercícios físicos e a realização de exames também em outras épocas do ano.
“Muitas vezes a mulher que recebe um diagnóstico do câncer precisa de um anjo que leve ela até nós. Porque geralmente quando você recebe um diagnóstico de câncer você perde o chão, perde o controle da sua vida, e então você não sabe por onde começar. Então, essas mulheres encontram anjos que podem ser o marido, a filha, uma amiga e acaba levando essa mulher até nós. Essa mulher chega em diferentes fases do tratamento e é acolhida no Instituto Peito Aberto por uma ex-paciente que sempre faz essa nossa recepção. A partir daí, ela passa pela Assistente Social, que direciona a mulher no Instituto para o que ela estiver precisando e tentar de alguma forma aliviar este momento tão difícil que é o processo do tratamento”, relatou a Diretora Executiva do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro.
Atualmente, o Instituto Peito Aberto atende 80 mulheres em diversas fases do tratamento, mas cerca de 250 mulheres já passaram pela entidade. Uma campanha permanente que acontece no Instituto é a de doação de cabelos, onde a população pode colaborar para a confecção de perucas. “A mulher ou o homem podem contar o cabelo com no mínimo 15 centímetros e a gente pede que o cabelo esteja seco e amarrado para que seja levado até nós. Esse cabelo é separado, arquivado, para posteriormente serem confeccionadas as perucas nas mãos das nossas voluntárias”, explicou Fabiana.
Jacqueline Guimbala, membro do Conselho Editorial da Folha do Litoral News, participou da abertura do evento on-line e parabenizou todas as entidades pela iniciativa de um evento importante no início das atividades do Outubro Rosa em Paranaguá. “Parabenizamos a Unimed Paranaguá por fazer o lançamento da campanha do Outubro Rosa, empresa que muito contribui com a qualidade de vida, através da promoção, prevenção e assistência à saúde em nossa cidade. Agradecemos ao Instituto Peito Aberto, que acolhe, orienta e apoia mulheres em tratamento do câncer de mama, orientando, incentivando o tratamento e dando suporte afetivo para essas mulheres e suas famílias. Ao Porto pela sua relevância, tornando-se um exemplo é referência nas ações de responsabilidade social, na busca constante da qualidade de vida de seus colaboradores e na nossa comunidade. A Aciap por sempre abraçar as causas sociais, incentivando seus associados para se engajarem na campanha, pois sabemos que as empresas têm um papel importante nessa luta, realizando a campanha no ambiente de trabalho, a lembrança da prevenção estará na rotina de seus colaboradores. E a imprensa, representada por todos os meios de comunicação, tem o desafio de buscar a informação com base nas evidências científicas e transmiti-las com precisão em uma linguagem acessível a todos”, frisou.
“Porque sabemos que sem a ciência e sem a comunicação não existe prevenção. Nosso compromisso é de sempre apoiar todas as instituições que promovem a saúde, promovem a prevenção e possibilitam acesso aos tratamentos, encorajam oferecendo afeto e esperança. Que todos juntos, possamos fazer um Outubro mais que Rosa! Cada um de nós, aprendendo e ensinando o valor do cuidar de si”, completou.
Outra empresa parceira no evento é a Portos do Paraná, que sempre está engajada em campanhas sociais e de importância para a sociedade. Ao longo do ano, a empresa pública promove ações em parceria com entidades e busca a qualidade de vida de seus colaboradores. “É de extrema importância, o apoio das empresas e instituições em promover o estímulo à conscientização da prevenção à saúde no ambiente de trabalho, revelando quão sensível é a empresa no cuidado aos seus colaboradores, bem como de suas famílias. O objetivo da campanha Outubro Rosa é principalmente a conscientização das mulheres quanto a importância de fazer a prevenção do câncer de mama, para que conheçam a doença, saibam como diagnosticá-la de forma precoce e, acima de tudo, saibam o que fazer para preveni-la. A iniciativa da Unimed, em proporcionar através da live, o incentivo à conscientização de nossas mulheres, na temática que envolve o Câncer de mama, deixa sua marca como um ícone coletivo de saúde para todos nós. A Portos do Paraná agradece à parceria com a Unimed nessa linda campanha que é o Outubro Rosa, salientando que internamente realizaremos juntos, diversas ações de sensibilização com todos os nossos funcionários, em especial às mulheres, onde reservamos uma semana muito especial de muita empatia, amor, cuidado e prevenção”, disse a Psicóloga e Gerente de Gestão de Pessoas, Melissa de Paula.
Eloir Martins, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, comentou que a campanha Outubro Rosa é um assunto importante para ser debatido e que a Aciap apoia e incentiva as causas sociais. “Entendo que este é um assunto de extrema importância para todos nós. É uma satisfação para a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá poder contribuir com o projeto Outubro Rosa, mesmo porque este evento vem de encontro com os nossos objetivos perante a sociedade. Em nome da Aciap, eu quero parabenizar a Unimed Paranaguá, o Instituto Peito Aberto, os nossos demais apoiadores como a Portos do Paraná e Folha do Litoral News. Tivemos a oportunidade de apreciar a live com o oncologista Dr. Evanius Wiermann, que com muita competência nos disponibilizou informações valiosas”, finalizou.